Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Terceira dose da vacina covid-19 começará a ser administrada para a semana

Depois de vários meses de negociações da Pfizer com os governos para permitir a terceira dose. Por fim vai começar em Portugal a serem vacinados com a terceira dose da vacina covid-19. Muito foi especulado, mas agora temos a confirmação oficial do governo Português.

Esta terceira dose será dada inicialmente a idosos que estão em lares, de uma forma geral de 60 anos para cima. Esta vacinação irá ter início na próxima semana, adiantando assim o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, depois de a Agência Europeia de Medicamentos ter dado a aprovação de reforço para pessoas com 18 anos para cima.

A questão da terceira dose está em volta com o facto de a vacina perder eficácia com o passar do tempo, tendo sido aprovado o decréscimo da eficácia passados 3 a 6 meses. Sendo assim a necessidade de um terceiro reforço da vacina.

Embora exista alguma polémica ao redor desta terceira dose, pois nem todos estão ainda vacinados, muitos especialistas afirmam que ainda é cedo para uma terceira dose.

Esta terceira dose segundo os especialistas deveria ser dada apenas depois de a população mundial obter uma percentagem elevada de vacinação das duas primeiras doses da vacina contra o covid 19.

Visto que a terceira dose foi aprovada pela EMA, em Portugal como mencionado começará em idosos que estão em lares, mas com o tempo irá descendo a idade até chegar aos 18 anos. Esta faixa etária foi escolhida primeiro devido a sua vulnerabilidade e estarem mais expostos ao vírus devido a rotatividade e visitas que os lares têm.

Estas são as novas medidas para evitar novos surtos e hospitalização de pessoas com o covid 19. Especialistas afirmam que com o terceiro reforço a população responderá de uma forma melhor contra os sintomas do vírus e baixando ainda mais o número de doentes.

Esta medida foi tomada agora porque com o Inverno a chegar os números poderão aumentar, tendo acalmado durante o verão o número de casos e internamentos em Portugal.

Actualmente Portugal encontra-se numa incrível décima posição no ranking mundial, com a maior taxa de doses administradas em cada 100 habitantes.

Olhando para os números Portugal possui 87% da população vacinada pelo menos com a primeira dose e 85% com as duas doses. Somando um total de 15.956.183 vacinas administradas por todo o país. Estes dados foram revelados pelo Ministério da Saúde.

Portanto Portugal encontra-se num dos países com mais vacinados do mundo, fazendo todo o sentido começarem a terceira dose. Espera-se que em breve este número aumente para um total de imunização completa no país já a contar com a terceira dose.

Quanto à vacinação a menores de 18 anos, ainda não existe um plano em concreto. E não se sabe quando será, pois estes têm uma capacidade maior de resposta contra o vírus tendo já só as duas doses iniciais.

Mas enquanto não apanha a terceira dose o melhor é ficar em casa e evitar aglomerações desnecessárias. Seguir as recomendações do SNS. Da nossa parte recomendamos recriações em casa ou poderá sempre passar algum tempo a fazer apostas desportivas nesta época de jogos de futebol.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -