Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 27, 2024

Gali, líder saharaui em visita de Estado em Moçambique

Isabel Lourenço
Isabel Lourenço
Observadora Internacional e colaboradora de porunsaharalibre.org

Moçambique é um aliado da Frente Polisario e da República Saharaui Democrática desde a sua criação, e foi o sexto país a reconhecer o jovem Estado Saharaui a 13 de Março de 1976.

Filipe Nyusi, recebe amanhã em Maputo o seu homólogo da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), Brahim Gali.

Gali chegou hoje à tarde a Maputo acompanhado de uma delegação com ministros da RASD e representantes em organizações internacionais, para conversações oficiais no âmbito do aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre Moçambique e o Estado Saharaui.

O presidente da RASD está a realizar um conjunto de viagens de Estado no continente Africano, tendo já visitado África do Sul, Zâmbia e Argélia. A visita a Moçambique insere-se neste conjunto de contactos do novo presidente.

Moçambique é um aliado da Frente Polisario e da República Saharaui Democrática desde a sua criação, e foi o sexto país a reconhecer o jovem Estado Saharaui a 13 de Março de 1976.

Gali tem dado prioridade à organização interna do Estado e sobretudo às visitas regulares aos contingentes do exército saharaui, que devido à violação de cessar-fogo em El Guergarat estão em alerta máximo a escassos metros de exército marroquino, na zona tampão perto da Mauritânia, uma situação que pode despoletar num cenário de guerra.

Moçambique foi um dos países que colocou fortes reservas e se opôs à entrada de Marrocos sem haver primeiro a solução do conflito, a descolonização e independência do Estado Saharaui de acordo com as resoluções das Nações Unidas.

Relações bilaterais

O recém falecido presidente saharaui, Mohamed Abdelaziz, realizou a primeira visita de Estado em 1982 e em 2003 participou na segunda cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) em Maputo.

As reuniões bilaterais têm sido constantes entre os dois países nos vários organismos internacionais onde participam, assim como as visitas aos campos de Refugiados em Tindouf, como foi o caso em 2015, de uma delegação liderada pelo vice-presidente da Assembleia da República e em 2016 com a presença oficial nas comemorações do 40º aniversário da RASD, do Ministro dos Combatentes moçambicano.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -