Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Há 47 anos filmava-se o “Rock & Roll Circus”

Há 47 anos filmava-se o “Rock & Roll Circus”

Programa dos Rolling Stones para a BBC, com convidados de peso, nunca seria transmitido pelo canal público britânico, por decisão dos “Stones”

Em 1968, o Reino Unido vivia em pleno ritmo de pop/rock. As bandas britânicas somavam sucessos em todo o mundo e novos grupos iam surgindo continuamente. A invasão do “Brit Pop” era uma realidade, dominando os tops do então mundo ocidental. E à frente do pelotão britânico seguiam grupos como The Beatles, The Rolling Stones, The Who e Cream, entre outros.

Rock & Roll CircusA 11 de Dezembro de 1968, faz hoje 47 anos, os Rolling Stones juntaram alguns desses amigos e colegas músicos numa tenda de circo para as filmagens de “ Rock & Roll Circus ”, um programa de tv produzido pelos “Stones” para a BBC. Nessas míticas filmagens participaram, para além dos próprios The Rolling Stones, John Lennon, Marianne Faithfull, The Who, Eric Clapton, Taj Mahal e Jethro Tull.

O ambiente era mesmo circense, com palhaços e acrobatas e com os músicos e o público também vestidos a rigor. Com algumas prestações de grande nível, o evento ficaria marcado pela única apresentação pública de uma improvável super-banda – The Dirty Mac –, formada por Eric Clapton (Cream), Mitch Mitchel (baterista dos Jimi Hendrix Experience), Keith Richards (The Rolling Stones) e do Beatle John Lennon, que trouxe a sua companheira Yoko Ono. O grupo interpretaria então o tema “Yer Blues”, composto por John Lennon Paul McCartney (ver vídeo)

Rock & Roll CircusAs filmagens duraram dois dias e deviam ter sido difundidas pela BBC, como estava inicialmente previsto. Contudo, os Rolling Stones impediram que tal acontecesse pois consideraram que não estavam contentes com a sua prestação no programa. Uma decisão que até pareceu bem estranha, tendo em conta a realidade do “show” da banda, sobretudo pela excelente interpretação de “Sympathy For The Devil”, que se iria tornar numa das mais emblemáticas canções da banda e da história do rock. Rock & Roll CircusA recusa dos Rolling Stones em autorizarem a difusão televisiva do programa levantou então polémica, com outras eventuais razões a serem apresentadas pelos média britânicos. Constava então que os “Stones” não queriam o “ Rock & Roll Circus ” no ar porque os The Who, com uma extraordinária performance, tinham roubado o protagonismo aos anfitriões. Contudo, seria editado um disco com o registo sonoro das filmagens. Mas o filme integral seria mesmo lançado em 1996, não na tv, mas em salas de cinema dos Estados Unidos. Hoje, está também disponível em edição DVD.

https://www.youtube.com/watch?v=Iuy-10Ejck4

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -