Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Novembro 27, 2021

Inaugurada primeira pista em tartan do concelho de Torres Vedras

Joaquim Ribeiro
Jornalista

pista

A obra era uma aspiração muito antiga dos cerca de 10 clubes e centenas de atletas que praticam a modalidade no concelho e que até agora não tinham uma infra-estrutura daquele tipo.

Depois de vários anos a investir noutros equipamentos desportivos, entre os quais dezenas de pavilhões e 16 campos de futebol de relva sintética, a Câmara Municipal de Torres Vedras decidiu finalmente investir no atletismo. Há atletas que hoje praticam a modalidade em veteranos M60 e que já sonhavam com esta pista quando ainda eram seniores.

Foi construída em cima da anterior pista de terra batida, na localidade do Paul. Está equipada para todas as disciplinas atléticas, mas tem apenas seis corredores (para competições internacionais tem de ter oito corredores) por falta de espaço. Mesmo assim, os atletas do concelho estão satisfeitos pelo desejo concretizado, já que os seis corredores são suficientes para treinos e competições nacionais.

A obra implicou a aplicação de relva natural no campo de futebol. Ao lado situa-se o pavilhão do Clube de Futebol “Os Paulenses”. Todo o complexo desportivo terá o nome de Renato Valente, um benemérito local. A pista, contudo, foi baptizada com o nome do antigo campeão olímpico Carlos Lopes, que há vários anos fixou residência naquele concelho.

A requalificação da pista de atletismo teve um custo de cerca de 900 mil euros. De acordo com a autarquia, a obra visou melhorar as condições da prática desportiva dos atletas que participam nos campeonatos municipais de atletismo. Tem também como objectivo criar um espaço no concelho para que o mesmo receba provas de atletismo na sua vertente de pista, bem como acções de formação para técnicos e monitores. O equipamento é gerido pela Câmara Municipal e estará à disposição das escolas.

Na inauguração, dia 25 de Setembro, estiveram presentes dois membros do Governo: Carlos Miguel e João Paulo Rebelo, secretários de Estado das Autarquias Locais e da Juventude e Desporto, respetivamente. Também marcou presença o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira; o presidente da Câmara, Carlos Bernardes e o campeão olímpico Carlos Lopes.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -