Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Julho 3, 2022

Nyjah Huston: curiosidades de um dos melhores skaters do mundo

Um dos melhores skaters de rua da atualidade, Nyjah Huston ainda nem completou 30 anos e já pode ser considerado uma lenda da modalidade. Afinal, o skater de 27 anos, natural de Davis, na Califórnia, é o maior campeão da Street League Skateboarding (SLS) de sempre, com seis títulos mundiais conquistados e 13 medalhas de ouro no X Games — feito que nenhum skater de rua alcançou na história da modalidade.

Que Nyjah é um campeão do mais alto nível no skate quase todos os amantes do desporto já sabem. No entanto, há algumas curiosidades interessantes que, apesar de não serem tão divulgadas nos media quanto as suas principais conquistas, elas merecem ter espaço junto ao grande público.

Sendo assim, entre detalhes sobre o seu início de carreira e a vida fora do skate, destacamos alguns fatos alternativos de Nyjah que fazem parte da sua vitoriosa trajetória.

Início precoce e estreia no X Games em 2006

Ainda na infância, Nyjah começou a equilibrar-se nos patins antes de partir para o skate, mas não demorou muito para se destacar na sua modalidade favorita. Em 2005, os seus pais compraram uma pista de skate para Nyjah treinar, e rapidamente mostrou ter um talento nato para fazer belas manobras.

Não é por acaso que a sua primeira aparição no X Games aconteceu um ano mais tarde, em 2006. Na época, o skater chamou a atenção do mundo todo pela naturalidade dos seus movimentos e técnica acima da média — o tempo provou que muitos estavam certos sobre o seu talento.

Nyjah é o skater mais bem pago do mundo na atualidade

Com património líquido avaliado em 12 milhões de dólares, Nyjah tem uma renda anual de 800 mil dólares. Além de acumular prémios monetários, o skater é patrocinado por grandes marcas, como Nike, Monster Energy, Cracker Barrel, Diamond Supply Co., Ricta, entre outras.

Hoje, Nyjah mora numa casa luxuosa em Laguna Beach, na Califórnia. Além disso, o maior campeão da Street League Skateboarding é apaixonado por carros desportivos, algo que ele faz questão de mostrar nas suas redes sociais.

O seu carro favorito é o Lamborghini Aventador, um dos mais prestigiados da marca. Outros carros de Nyjah:

  • Mercedes AMG C63 S;
  • Mercedes AMG C63;
  • Rolls-Royce Phantom 2020;
  • Suburban;
  • Audi R8.

Aparição de Nyjah em jogos eletrónicos

Assim como a lenda Tony Hawk, famoso tanto nas pistas de skate como no mundo dos jogos na plataforma Playstation, Nyjah também é protagonista de jogos eletrónicos no entretenimento online. O jogo de slots Nyjah Huston – Skate for Gold, por exemplo, é um dos principais destaques da plataforma da PokerStars Casino na internet.

Nyjah também marca presença em muitos jogos da franquia do seu ídolo Tony Hawk. O melhor skater da atualidade é destaque em Tony Hawk’s Project 8, Tony Hawk’s Pro Skater HD, Tony Hawk’s Proving Ground, Tony Hawk’s Pro Skater 5, Tony Hawk: Ride e, mais recentemente, no jogo Tony Hawk’s Pro Skater 1+2.

Sucesso no Instagram

Com 5 milhões de seguidores no Instagram, Nyjah é um dos atletas mais populares nesta rede social. Tem mais seguidores do que muitos atletas consagrados do desporto em geral, como Michael Phelps, Simone Bales, Lindsey Vonn, entre outros.

Importante destacar que cada postagem de Nyjah no Instagram rende ao desportista, no mínimo, 100 mil “gostos” dos seus seguidores, o que certamente é excelente para os seus patrocinadores.

Outra rede social onde Nyjah tem ótimo engagement é o Facebook, uma das quatro gigantes da tecnologia americana. Por lá, o skater tem cerca de 3 milhões de seguidores. Já no Twitter, Nyjah não é tão popular como nas outras redes sociais e tem “apenas” 270 mil seguidores.

Jogos Olímpicos de Paris-2024 é um dos principais objetivos na sua carreira

As Olimpíadas de Tóquio-2020 abriram as portas para a modalidade skate (street e park), mas Nyjah não correspondeu às expectativas na sua primeira olimpíada. O melhor skater do mundo ficou apenas no 7º lugar — sem conseguir acertar em nenhuma das suas últimas quatro tentativas de manobra na pista japonesa.

Após o término da final, Nyjah disse à imprensa internacional que a saúde mental seria a sua prioridade após a competição, pois a frustração de não ter conseguido a tão sonhada medalha olímpica era grande.

Em 2024, ano em que completará 30 anos, Nyjah terá uma nova oportunidade de entrar mais uma vez para a história do skate, quem sabe como campeão olímpico em Paris.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Titãs cantam: “Comida”

A impostora

UNITA desmente MPLA

- Publicidade -