Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Junho 24, 2024

IndieLisboa. Maratona de filmes

IndieLisboa
Aí está o programa da 13ª edição do Indielisboa, a mais importante festa do cinema nacional que se realiza entre o dia 20 de Abril e 1 de Maio, nas salas da Culturgest, Cinemateca e cinemas São Jorge e Ideal, sempre em Lisboa.

De regresso estão Whit Stillman e Mia Hensen-Love – o ano passado homenageados na secção Herói Independente – para mostrar os seus novos filmes, respectivamente, Love & Friendship, de Stillman, na sessão de abertura (20 de Abril) e L’Avenir, de Mia, exibido na secção competitiva do Festival de Berlim, agora seleccionado para o encerramento do festival (1 de Maio).

A principal novidade deste ano chama-se Boca do Inferno, uma secção de propostas experimentais e ousadas que serão exibidas no Cinema Ideal. Já os Heróis deste ano serão Paul Verhoeven e o actor francês Vicent Macaigne. Outros destaques nacionais do Indie incluem Cartas de Guerra, de Ivo Ferreira, também presente na competição em Berlim, para além do filme de João Botelho O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu, bem como A Vossa Terra, de João Mário Grilo ou ainda Treblinka, de Sérgio Tréfaut, este último exibido na secção de competição nacional.

Nas curtas será possível ver Balada de um Batráquio, de Leonor Telles, premiado com o Urso de Ouro, em Berlim, entre várias outras propostas.

Quanto à programação inclui 87 longas metragens (10 portuguesas) e 202 curtas (30 portuguesas). Mas com tantos filmes, exige-se algum espaço para a diversão. Como sempre, a animação nocturna está garantida com diversos concertos e festas.

indie_destaque

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -