Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Abril 22, 2024

Inteligência Económica para um Mundo Hipercompetitivo

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

A edição em português, por uma universidade brasileira, da obra do nosso amigo e colaborador Giuseppe Gagliano “Guerra Económica e Competição no Mundo Contemporâneo” é o acontecimento do ano para a inteligência económica em português.

A edição do trabalho de Gagliano vem começar a preencher uma imensa lacuna pois a ‘literatura’ em português, disponível nas livrarias, sobre inteligência económica, era paupérrima e quase sempre acertava “ao lado da questão”. Mas, além disso, marca também o início da afirmação de uma escola italiana de inteligência económica, como ficou claro no recente encontro de Milão. Um encontro em que Christian Harbulot e outras personalidades da I.E. fizeram questão de estar presentes. Gagliano fez, aliás, questão, em recente entrevista (Como Nasceu e Se Desenvolve a Inteligência Económica em Itália) a uma publicação francesa, de agradecer a esses amigos o apoio que têm prestado à afirmação da IE em Itália.

O CESTUDEC – Centro Studi Strategici Carlo De Cristoforis, que Gagliano preside, tem desempenhado uma função decisiva neste desenvolvimento da IE. O presidente da República Francesco Cossiga tinha em 1989 criado uma comissão (presidida pelo Prof. Paolo Savona, actual ministro dos Assuntos Europeus) para estudar o papel da IE na defesa e desenvolvimento da economia.


Christian Harbulot e Giuseppe Gagliano |

Em 1999, Paolo Savona apresentou um memorandum que é a certidão de nascimento da IE italiana. Seguiram-se alguns anos de inércia até que o CESTUDEC de Gagliano, com a produção e publicação de diversos estudos, avançou para a criação de uma grelha conceptual italiana.

O prefácio, a esta edição universitária, do Prof. Dr. Charles Pennaforte  é esclarecedor.

O livro do pesquisador italiano Giuseppe Gagliano que chega ao leitor brasileiro é sem dúvida alguma uma importante contribuição para o entendimento da chamada “guerra econômica”, tema muito em voga nas últimas décadas. Com grande dedicação à pesquisa, Gagliano oferece uma visão panorâmica e profunda sobre o conceito de “guerra econômica”.

Analisado desde o século XIX como uma das poderosas armas contra o inimigo, a “guerra econômica”, tornou-se no século XX um dos grandes mecanismos utilizados pelas grandes potências para obter ganhos políticos e financeiros sem a utilização do conflito armado como única solução. Os antigos campos de batalha foram substituídos pelas grandes mesas de negociações fazendo a transição para uma disputa mais “suave” em comparação com o passado beligerante.

O que seriam as disputas econômicas na Organização Mundial do Comércio (OMC) por meio de suas rodadas comerciais que, não raro, provocam embates econômicos entre países industrializados e emergentes na atualidade? O primeiro grupo tentando manter os seus privilégios, enquanto o segundo grupo tenta aumentar a sua participação no jogo de xadrez comercial internacional e obter ganhos que permitam avançar o seu desenvolvimento sócioeconômico. Abertura de mercados e protecionismo animam a disputa entre os países que não necessitam mais recorrer ao desgaste único e exclusivo com exércitos, bombas e destruição para alcançarem os seus objetivos de reprodução do capital.

Sendo assim, a publicação do livro do pesquisador italiano em português pela Editora UFPEL trará ao público a possibilidade de conhecer este importante tema da atualidade por meio de uma pesquisa detalhada e crítica, cujo objetivo segundo próprio autor é “avaliando sua importância real e os instrumentos pelos quais ele funciona como um conceito interpretativo que fornece uma ideia que se aproxima da realidade histórica e evita uma esquematização simplista que não dá uma contribuição para a compreensão real dos fenômenos”.

Giuseppe Gagliano teve mérito de ter alcançado os seus objetivos nas páginas seguintes com uma escrita clara e crítica e, ao mesmo tempo, profunda. Um livro que merece ser lido.”


Exclusivo Tornado / IntelNomics


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -