Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Lousada planta o Natal: um exemplo a multiplicar

Em 2016 foram plantadas 4500 árvores em todo o concelho, aos sábados de manhã com muitos voluntários, associações e pessoal do executivo municipal. Em 2017 a iniciativa prossegue com novas propostas para os munícipes do concelho que está a oferecer árvores autóctones à população, com a garantia que as plantem no território da autarquia, nos hipermercados e comercio local, em compras superiores a €35.

O mote era simples: plantar 10.000 árvores no concelho de Lousada até 2018. Assim se apresentou o programa Plantar Lousada, quando arrancou, no outono de 2016. Esta plantação em grande escala, num concelho tão densamente povoado, objectiva tornar o concelho mais verde, e assim proporcionar melhor ambiente, favorecer a biodiversidade e, por conseguinte, melhor a qualidade de vida das populações.

Na última época de plantações foram plantadas cerca de 4500 árvores de 22 espécies diferentes, tendo sido intervencionados mais de 10 hectares de áreas degradadas. Tudo isto com o extraordinário apoio de mais de 700 voluntários e 25 instituições que contribuíram com cerca de 3000 horas de trabalho solidário.

Este ano, o Plantar Lousada pretende ir mais longe e chegar a mais pessoas. As motivações são reforçadas após os trágicos acontecimentos que marcaram o verão, pelo que PLANTAR se tornou palavra de ordem!

Além das regulares ações de plantação, que retomam já no próximo dia 13, os Lousadenses estão convidados a plantar no NATAL e no QUINTAL, e mais 10.000 árvores nativas aguardam a colocação na terra.

Plantar Lousada no Quintal é uma iniciativa que oferece árvores gratuitamente a qualquer munícipe que queira árvores nativas para florestar o seu jardim, quintal ou terreno.

E para que nada passe despercebido, Plantar Lousada no Natal… Uma árvore para si! decorre na grande maioria dos estabelecimentos comerciais do concelho, numa iniciativa unificadora sem precedentes. Dando algum valor ambiental ao habitual consumismo natalício, por cada compra superior a 35€, nos estabelecimentos aderentes, o cliente recebe um vale que pode trocar gratuitamente por uma árvore nativa. São 13 as espécies disponíveis, incluindo carvalhos, sobreiros, medronheiros, azevinhos, castanheiros e amieiros, entre outras.

Não podendo os mais novos ficar de fora de tão abrangente campanha, a autarquia instituiu, através do programa de educação ambiental escolar BioEscola, a oficina BioNatal, que ensina práticas sustentáveis e em que todas as crianças participantes levam para casa um pinheiro de natal vivo e reutilizável por muitos e longos anos.

A autarquia está comprometida com a sustentabilidade ambiental, e acredita que a verdadeira conservação da natureza só poderá ser concretizada através da participação e envolvimento de todos.

O repto está lançado e o convite é aberto a todos. Aceita plantar também?”

Fonte: Site da Câmara Municipal de Lousada

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -