As relações de baixa espiritualidade nas equipas são muito comuns em Portugal. Gente sem alegria, desmotivada, insatisfeita, reivindicativa, isto ao contrário das relações espiritualizadas onde as pessoas vêem para além das dificuldades, utilizando formas criativas, solidárias, bem- humoradas, tendo orgulho no que fazem, possibilitando o crescimento, o desenvolvimento e a interdependência.
Que práticas podemos implementar, de modo a trazer a serenidade para estes ambientes? Hoje proponho a meditação.
Meditação de 20 a 30 minutos em grupo no início do dia de trabalho.
Propicia uma melhor relação entre funcionários e com eles mesmos. Ajuda a lidar melhor com todos os públicos relacionais, evitando conflitos e tensões pessoais, permitindo que todos se centrem e se encontrem no desenvolvimento de uma mesma energia, agora optimizada, na organização.
Assim, treinaremos a paciência, a comunicação conscientemente e a escuta activa. Maior desenvolvimento energético e serenidade.
A meditação aumenta a capacidade de abrir os canais de energia do corpo, libertando-nos dos bloqueios mentais e emocionais. Deste modo alteramos a nossa atitude interior, interferindo, igualmente, na energia que nos rodeia.