Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Medos

Mamã se o teu maior medo te perseguisse tu irias fugir? Perguntou-me outra vez a Setinha número quatro…

-Maior medo?

-Sim mamã, o teu maior medo…Sim…( mas onde é que uma criança de seis anos aprende a fazer estas perguntas ??? Perguntei-me) sim filha corria com todas as minhas forças…

-O meu maior medo mamã… É que vocês todos saem me abandonem aqui sozinha… Vou chorar muito até vocês voltarem… E tu mamã qual é o teu maior medo?

-Eu ??? (respondi assustada) o meu maior medo e quase igual ao teu… Mas um bocadinho mais dramático, um bocadinho mais brutal… Mas absurdamente assustador e doloroso, que tem a ver com uma ida sem volta, provocadoras de lágrimas inconsoláveis… Mas deixa pra lá…

Não entendi fala mesmo mamã…

Olha eu tenho vários medos…

E eu perguntei o maior, mamã…

-Tu sabes que a mamã super forte e enfrenta tudo e todos, e se quiseres posso até enfrentar os teus… Mas já fui atacada por vários medos, com os quais tive de conviver,

E acabei me acostumando e abraçando o ditos medos…

Ai mamã eu não sinto medo do escuro e nem de pica…. Hehehehe Respondeu-me com ar valente….

Quem me dera que os meus medos se resumissem a escuro e picas…

Sempre tive medo do adeus, mas a vida bridou-me com tantos pontos finais, uns até sem continuação em outra linha… Perder o amor da minha vida vida… Foi tão cirúrgico que estou anestesiada até hoje… Perder o direito a salvação, medo que me tortura com penitências e abstinências absurdas… O homem só teme o que não compreende, alguém disse.Será verdade? Os sustos estão ligados ao medo ou ao impacto que o inesperado traz para este órgão que bombeia a firmeza dos nossos pés?

Medos… Anseios… temor três sensações horríveis de sentir, que em muitos casos nos impede de crescer, vencer, provar, tentar, experimentar… Ele gela o nosso sangue aprisionando toda a nossa coragem, mas ter medo não é covardia, ter medo é reconhecer que algo pode falhar, aceitar que tudo acaba.

Agora eu só tenho medo de pente mamã…

-Pente ???? É assim tão monstruoso?

Heee… Mamã imagina um pente super gigante, que destrói tudo por onde passa, a perseguir-me para pentear-me…???

-Uiiiii filha tão assustador… É melhor parar porque senão nem consigo adormecer…


A autora escreve em PT Angola


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -