Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Outubro 27, 2021

Misericórdia organiza Ciclo de Órgão de Torres Vedras

Joaquim Ribeiro
Jornalista

O terceiro e último recital da terceira edição do Ciclo de Órgão de Torres Vedras tem lugar no dia 9 de Dezembro, na igreja da Misericórdia, intitulado “Natais pelo Mundo”. A organização é da Santa Casa da Misericórdia e da Câmara Municipal.

Sendo a formação e sensibilização do público o principal objectivo do evento, todos os concertos têm o formato de recital comentado, para assim haver uma maior interacção entre os músicos e o público presente.

O segundo recital teve lugar na igreja da Misericórdia no dia 18 de Novembro,centrando-se nas potencialidades e qualidades ímpares do órgão “Bento Fontanes” (1773), existente naquele templo torriense.

O recital para órgão e violino barroco, dedicado à música portuguesa e italiana dos séculos XVII e XVIII, contou com a interpretação de Daniel Oliveira, director artístico o Ciclo de Órgão, acompanhado pelo violinista Marcos Lázaro.

O concerto foi acompanhado por um enquadramento histórico através do historiador Joaquim Moedas Duarte. Ao recital assistiu Nuno Brás, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, que confessou ter sido uma tarde bem passada. Ana Umbelino, vereadora do pelouro da Cultura da Câmara Municipal, manifestou o desejo de manter viva a cultura em Torres Vedras com eventos desta natureza.Vasco Fernandes, provedor da Misericórdia local, lembrou que falta um ano e meio para os 500 anos da instituição torriense.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -