Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Julho 7, 2022

Moçambique | Pescadores alertam para alterações no mar

WWF MoçambiqueA World Wildlife Fund chegou ao contacto com pescadores do norte de Moçambique e os relatos são claros: a pesca diminuiu drasticamente nas últimas décadas. O baixio de areia da região costeira, com o Oceano Índico a ladear aquela zona, é onde se congregam os pescadores locais, que retiram o seu sustento daquelas águas. As mudanças climáticas fizeram com que a outrora arborizada zona perdesse tal característica, por causa dos ciclones que ocasionalmente atingem Moçambique e Madagáscar.

Pescadores locais relataram à organização que o peixe capturado é muito menos do que há duas ou três décadas atrás, as correntes marítimas mudaram, e os leitos de areia são remexidos, dificultando aos pescadores a tarefa de detectarem e apanharem peixe.

A WWF anunciou que está a trabalhar com as autoridades, a nível nacional e local, bem como com as comunidades, para recuperar e manter manguezais ao longo dos estuários costeiros daquela região, entre outras medidas, cujo objectivo é travar os efeitos das alterações climáticas e restaurar o equilíbrio do ecossistema naquela região moçambicana.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Boa pergunta

VER…

Crónica de Trump

- Publicidade -