Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Julho 23, 2024

Morreu Filomeno Borges, estudante, defensor dos agricultores

M. Azancot de Menezes
M. Azancot de Menezes
PhD em Educação / Universidade de Lisboa. Timor-Leste

O Partido Socialista de Timor (PST) está profundamente consternado e triste com a morte inesperada de Filomeno Borges, vítima da queda de uma árvore, na região de Ermera, quando regressava a casa depois de uma actividade de campanha eleitoral.

O saudoso era natural de Ermera, Suco de Hatolia, Aldeia Simohei, e morreu no Hospital de Gleno (Município de Ermera), na noite do passado dia 12.

A campanha eleitoral do PST para as eleições parlamentares de 21 de Maio de 2023 tem-se pautado pela defesa da necessidade da edificação de um sistema jurídico que se baseie nas normas do seu povo, na sua cultura, nos seus valores, sem preocupação de comparar com outras sociedades, para garantir um desenvolvimento nacional com equidade e onde todos viverão em paz, harmonia e fraternidade como resultado da solidariedade humana vivida nas Knuas.

O conceito de “Knua” defendido pelo PST significa a estrutura social do povo de Timor-Leste, baseada na árvore genealógica e com sucessivas ramificações, que obrigam ao estabelecimento de mais “Knuas” por via do processo de reprodução humana e da produção social.

Símbolo da defesa dos Agricultores e das Knuas

Em virtude de haver uma posição firme do PST na defesa dos agricultores em contexto de valorização das “Knuas” tem-se registado a adesão ao Partido de várias centenas de estudantes do ensino secundário e superior, sobretudo estudantes pobres, filhos de agricultores.

Filomeno Borges era um desses estudantes, jovem humilde, filho de camponeses que decidiu aderir à causa do Socialismo humanista popular assente no lisan e cultura timorense, tendo abraçado de imediato a doutrina do PST “Estado la iha Rai, Rai Povo Nian” (o Estado não é dono da terra, a terra pertence ao Povo) e da obrigatoriedade do “Subsídio aos agricultores”.

Imagens da campanha do PST no Suco Coliate / Leotelo (Ermera)

Este jovem de Ermera, militante do PST, abnegado, profundamente determinado e que decidiu lutar pelo “subsídio aos agricultores”, mais do que nunca, tornou-se muito especial para Ermera e para o PST, e será, agora e para sempre, o Símbolo da defesa dos Agricultores.

O Presidente do Partido Socialista de Timor (PST), verdadeiramente abalado, endereçou uma mensagem de sentidas condolências à família enlutada e comunicou que estará presente na cerimónia fúnebre agendada para amanhã, no Município de Ermera.

Filomeno Borges, símbolo da defesa dos agricultores, descansa em paz!

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -