Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

Morreu Max Stahl, jornalista que filmou os horrores do Massacre de Sta. Cruz

M. Azancot de Menezes
M. Azancot de Menezes
PhD em Educação / Universidade de Lisboa. Timor-Leste

Christopher Wenner, mais conhecido por Max Stahl, o jornalista que filmou os horrores do Massacre de Sta. Cruz, em Díli-Timor-Leste, morreu dia 28 de Outubro de 2021, na Austrália, vítima de doença prolongada.

No dia 12 de Novembro de 1991, após a divulgação das imagens filmadas no Cemitério de Sta. Cruz por Max Stahl, o mundo passou a ter um testemunho real da violação dos direitos humanos e do sofrimento do povo de Timor-Leste.

Efectivamente, dois depois do massacre, a holandesa Saskia Kouwenberg, coseu duas cuecas, fez sangrar o nariz, deixando cair sangue no tecido, envolveu a cassete nas mesmas e foi desta forma que retirou de Timor-Leste a grande prova do crime, a cassete com as imagens sangrentas e brutais do massacre.

Após a filmagem do massacre ter sido divulgada nos órgãos de comunicação social internacionais os povos de todo o mundo passaram a conhecer a violação dos direitos humanos em Timor-Leste e a luta pela autodeterminação e independência ganhou outro impulso.

(Vídeo com depoimentos de Max Stahl e de Gregório Saldanha, um dos sobreviventes do Massacre de Sta Cruz)

Max Stahl ganhou o direito de ter cidadania timorense e foi condecorado com o mais alto galardão nacional, o “Colar da Ordem da Liberdade”.

O povo de Timor-Leste perdeu um herói da luta de libertação nacional, perdeu um verdadeiro irmão, um homem simples e amigo de todos.

Que descanse em paz!

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -