Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Novembro 27, 2021

Projecto internacional “Rehdes” ajuda São Tomé e Príncipe

Joaquim Ribeiro
Jornalista

Nos dias 1 e 2 deste mês Torres Vedras recebeu os membros do projecto internacional “Rehdes”, cujo programa integrou uma conferência no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, onde foram partilhadas boas práticas na gestão de serviços públicos.

O “Rehdes” é um projecto de cooperação coordenado pelo Consórcio de La Ribera (Espanha), que tem como objectivo capacitar para a gestão e planeamento de serviços públicos em Água Grande (São Tomé e Príncipe), especialmente no que toca à gestão integrada de resíduos sólidos. O projecto, financiado pela União Europeia, envolve a Câmara Distrital de Água Grande, destinatário principal das acções, e a Câmara Municipal de Mosteiros (Cabo Verde), que contribuirá com a sua experiência neste domínio para ajudar as autoridades locais a enfrentar o desafio.

A conferência, que decorreu no dia 1, contou com a participação de Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras; Txema Peláez, presidente do Consórcio de La Ribera; José Maria Fonseca, presidente da Câmara Distrital de Água Grande; Fábio Vieira, presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros; e Eugénio Nascimento, secretário de Estado das Obras Públicas, Ambiente e Ordenamento de Território de São Tomé e Príncipe.

Para Laura Rodrigues “é muito interessante os municípios portugueses poderem colaborar com os países de língua portuguesa”. A autarca fez ainda referência ao acordo de cooperação celebrado em 2019, entre Torres Vedras e Água Grande. Um acordo que, até ao momento, resultou no “intercâmbio de conhecimento e de materiais”, nomeadamente a oferta, por parte da Câmara Municipal de Torres Vedras, de um camião para recolha de resíduos sólidos.

Na sessão foram, ainda, realizadas apresentações sobre os temas “Torres Vedras Green Destinations”, “Mobilidade Sustentável” e “Orçamento Participativo de Torres Vedras”.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -