Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Agosto 3, 2021

Morreu o Kirk Douglas

Hélder Costa
Actor, dramaturgo e encenador do Teatro A Barraca.

Morreu o Kirk Douglas, camarada, companheiro e amigo de milhões espalhados pelo Mundo. Ele dava-nos a sua qualidade e convicção de Actor aliada a uma postura cívica.

Recordo que para o seu Spartacus (protagonista e produtor), impôs ao Kubrick o guionista Dalton Trumbo – um dos 10 de Hollywood perseguidos pelo McCarthismo que escrevia com pseudónimos… ironicamente, mesmo clandestino, ganhou um Oscar que não pôde levantar….

E também recordo a violência com que, já com 90 anos, atacou a tentativa de reabilitação de Elia Kazan que tinha traído miseravelmente os colegas. Porquê essa violência?não tinha sido uma traição sob tortura de sono ou espancamento… foi uma traição requintada… Kazan publicou um anuncio em que confessava o seu arrependimento e publicava vários nomes de anti-fascistas… Coisa de Artista…


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -