Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Não há – de ser nada!

O mundo está em mudança como vem sendo hábito desde sempre.

Por isso, não se percebe muito bem os motivos da preocupação política e social perante uma condição que tem sido permanente e que, não fora essa constante mudança, não teria a Humanidade chegado ao corrente estádio de desenvolvimento da sua organização e das suas condições de vida em resultado do conhecimento construído, um e, desbravado, outro.

Há condições geoestratégicas que se alteraram profundamente. Nomeadamente no Continente Europeu. Alterações que influenciaram e continuam a influenciar, direta e indiretamente, o rumo político de outros Estados, na Europa e no Mundo, como se tem verificado.

A Europa de hoje, no seu espaço geopolítico designado por U.E., é o único espaço geográfico organizado com condições políticas, sociais e tecnológicas, que lhe permitem uma  total autonomia e, por essa via, total independência politica e económica em todas as suas vertentes e domínios.

A sua dependência de terceiros em setores como:

  • a energia, mão de obra qualificada e não qualificada, matérias primas;
  • derivados e compostos nos setores agroalimentar, aquacultura, fármacos e outros;         

já há muito foi ultrapassada.

Simplesmente, os valores sociais pelos quais a Europa se tem pautado desde meados do século passado tem sobreposto o interesse social coletivo ao interesse individual de grandes grupos económicos e financeiros, ultrapassando interesse nacional de governação economicista e, por isso, o equilíbrio da correlação de forças internacional se tem mantido num quadro que excede já o quadro do possível, mas que ainda está muito longe do desejável onde cada Ser Humano usufrua dos Direitos Liberdade e Garantias insertos na Carta Internacional dos Direitos Humanos.

Mesmo com o Trump; o Putin; o Maduro; e muitos outros políticos irresponsáveis que se extremam, na equação internacional, a que agora se junta o Bolsonaro no Brasil mais a entrada da extrema-direita numa das  regiões da nossa vizinha Espanha, mais concretamete na Andaluzia, há cada vez mais motivos para que a Europa se reja por princípios de solidariedade interna como o tem feito ao longo das ultimas década para se autoregular e, olhar para os outros Continentes e respetivos Estados de uma forma diferente das outras grandes potências internacionais.

Mais concretamente os Estados Unidos da América e a Rússia que se tem vindo a degladiar entre si e, com ameaças a Estados  terceiros tanto na componente comercial como em outras vertentes com ênfase para a sua componente militar.

Tenho para mim que, os cidadãos Europeus sabem que a Globalização inverteu o pressuposto do conceito que passou de consequência a condição:

  • Consequência porque surgiu da necessidade da condição Humana.
  • Condição porque passou a ser a principal garantia de suporte da vida. Humana e ambiental.

Assim sendo, há a retirar da História Universal, uma conclusão laminar:

  • feita de avanços e recuos, a História, tem nos seus avanços, uma conquista irreversível: o conhecimento.

Por isso, o ano de dois mil e dezanove é mais um ano nesta epopeia a caminho do futuro que se quer:

  • livre;
  • com sonhos;
  • justo;
  • solidário.

Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -