Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Novo título literário de Lopito Feijóo: «Doutrinárias Lâminas Doutrinárias»

Doutrinárias Lâminas Doutrinárias, é o título da mais recente obra literária de autoria do poeta, ensaísta, crítico literário angolano e colunista do Tornado Lopito Feijóo, cujo acto de apresentação e lançamento está marcado para a próxima sexta-feira dia 21 do corrente mês de Setembro pelas 19 horas, na sala de conferencias do edifício sede de Casa De Angola em Lisboa.

Editado em Angola pela Editora Acácias, em parceria com o Instituto Camões-Centro Cultural Português de Luanda, a obra poética conta com uma tiragem de 1000 exemplares sendo que parte deles serão, nos próximos dias, distribuídos e comercializados em território português e noutros espaços falantes da língua portuguesa. São 60 textos apresentados nas três partes de que se estrutura o livro

Doutrinárias Lâminas Doutrinárias, é o primeiro volume de uma inédita trilogia poética angolana na qual o autor, recorrendo à fórmulas e estruturas da imensa tradição oral angolana ainda virgem, versifica em jeito épico o passado recente, o presente e, premonitoriamente, o futuro da próspera Angola que as demais camadas sociais da população angolana almeja, por via adiado sonho de sempre.

A apresentação do livro em Lisboa estará sob responsabilidade da Dra. Margarida Gil dos Reis da Faculdade de Letras de Lisboa que abordará a obra sob uma perspectiva mais académica e; do Jornalista e Crítico de Arte, Rodrigues Vaz, enquanto profundo conhecedor da realidade artística e literária angolana do período pós-independência.

O autor, foi co-fundador da Brigada Jovem de Literatura de Luanda (BJLL/1980), e do Colectivo de Trabalhos Literários OHANDANJI (1984). É membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), onde exerceu o cargo de Secretário das Relações Internacionais. É um dos membros fundadores, da Academia Angolana de Letras (AAL/2016) e desde 2004, preside a Sociedade Angolana do Direito de Autor (SADIA), dirigindo a Gazeta dos Autores, órgão de divulgação dessa instituição.

Académico fundador (2014) da ALPAS 21 – Academia de Artes Letras e Ciências do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, ocupa a cadeira número 1 para estrangeiros.

É membro correspondente da Academia Brasileira de Poesia “Casa Raul de Leoni” e, é igualmente, Membro da International Poetry dos EUA e da Maison Internationale de la Poesie, sediada em Bruxelas, Reino da Bélgica. Está repertoriado na 10.ª edição do International Directory of Distinguished Leadership (2004-2005), do American Biographical Institute, bem como no Dicionário de Autores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (1997).

Tem livros traduzidos para o francês, inglês, italiano e, tem colaboração dispersa em publicações de Angola, Portugal, França, Espanha, Brasil, Estados Unidos da América (EUA), Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Nigéria e etc.

De acordo com o professor e crítico literário Pires Laranjeira: […] deitando mão a diversíssimas fórmulas arquitextuais (soneto, ode, haiku, dístico, epigrama, prosoema), usando o parêntese ou o “enjambement” com o recurso e referências a alusões tão multímodas […], subvertendo-as ou cultuando-as, Lopito Feijóo traz à cena do discurso um descomplexado ensejo de confrontar códigos e linguagens, por um processo requintado de (re)construção significante que é herdeiro directo e dilecto não só do modernismo e tradição vanguardista, mas […] do romantismo rebelde, apaixonado, revolucionário».

Da sua já vasta e internacionalmente reconhecida obra poética, constam os seguintes títulos:

  • Doutrina- (1987)
  • Me Ditando – (1987)
  • Rosa Cor-de-Rosa – (1987)
  • Cartas de Amor – (1990)
  • Na Idade de Cristo
  • Poesia declamada em CD – (1997)
  • O Brilho do Bronze – Haikais – (2005)
  • Marcas Da Guerra, Percepção Íntima & Outros Fonemas Doutrinários – (2011)
  • Lex & Cal Doutrina – (2012)
  • Andarilho e Doutrinário – (2013)
  • Auto Gráfia.
  • Poesia declamada em CD – (2013)
  • Desejos de Aminata  – (2014)
  • ReuniVersos Doutrinários – (2015)
  • Pacatos & Doutrinários Recados – (2017)
  • Imprescindível Doutrina Contra – (2017)

 

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -