Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

O Tio Sam e o Tio John Bull

Beatriz Lamas Oliveira
Beatriz Lamas Oliveira
Médica Especialista em Saúde Publica e Medicina Tropical. Editora na "Escrivaninha". Autora e ilustradora.

David P. Pannick, é um advogado famoso no UK e na Câmara dos Lordes. Membro do Parlamento do Reino Unido desde 2008. Trabalha principalmente nas áreas de direito público e direitos humanos. Membro do Crossbench da Câmara dos Lordes britânicos. Estes membros não alinham com nenhum partido em particular.

David Pannick diz que, se o assunto da suspensão do Parlamento não tiver sido justificado as pessoas devem interrogar-se sobre o que aconteceria se outro Primeiro Ministro suspendesse o parlamento por seis meses ou por um ano.

Pannick insiste em que isto é uma questão legal. E questões legais são para os tribunais. Ele diz que a única evidencia de que precisa é uma declaração de que o conselho do Primeiro Ministro Boris Jonhson foi ilegal.

David P. Pannick

Na opinião dele nenhum primeiro ministro abusou de seu poder da maneira que o fez Boris Jonhson nos últimos dois meses.

Voltamos às criaturas que parecem ter saído das páginas de livros de quadradinhos que eu lia quando era pequena. Os livros sobre Donald Duck  e Mickey Mouse criados na América, há noventa anos, por uma inspiração que só pode ser divinatória.

Os neurónios e a criatividade de alguém fizeram nos anos trinta surgir vários duplos dos nossos dois atuais famosos políticos. Para desgraça nossa eles saíram dos quadradinhos, tridimensionaram-se e tornaram-se os vilões do nosso descontentamento. Todos os dias nos invadem pelos ecrans das televisões e pelos rádio do carro que distraidamente ligamos tentando ouvir música!

Ambos os compadres Trump e Jonhson culpam os imigrantes de toda a desgraça que aconteça. Do muro de Trump até à campanha anti-imigração “Licença para Voto” do Jonh Bull que insinuou e afirmou que o reino desunido seria invadido pelos muçulmanos turcos se se mantivesse na União Europeia, a distancia de pensamento (ou o oportunismo dele) é idêntica. Será que combinaram as respetivas campanhas de racismo e islamofobia?

O Tio Donald teve menos 3 milhões de votos do que a tia Hillary Clinton em 2016. O touro inglês Johnson é primeiro-ministro há dois meses com o apoio de apenas 0,13% da população inglesa. Quantos destes 0.13% teriam votado Brexit?

Ambos têm uma postura de enorme arrogância a nível interno e internacional para com normas democráticas. E não o escondem, antes usam dessa postura para ganhar popularidade entre apoiantes servis e/ou violentos.

Ambos são filhos-família que nunca tiveram de gastar muitos neurónios para terem as posições que ocupam.

Jonh Bull só ainda não conseguiu dominar o Parlamento inglês, porque vinte e um membros do seu próprio partido conservador, se levantaram e abandonaram as cadeiras onde se sentavam, por se recusarem a dar-lhe a maioria de que precisava.

Donald rege melhor os seus apaniguados Republicanos no Congresso americano. Levanta o dedo, esgrime com as mãos, coloca mais laca no cabelo e os congressistas lá se vão apaziguando para manterem os negócios ao sol.

Os membros da administração que piam fora do poleiro são enviados a xutos e pontapés a voar para outras margens.

A crise mundial de 1929 está ligada ao êxito da Walt Disney nos anos 30?

A crise de 2019 está ligada ao petróleo? Ou o petróleo é um dos interesses dos cristãos presbiterianos que suportam Donald Duck?

A globalização liga tudo e nós vamos ficando de fora, a ver navios no Golfo Pérsico? Esperando pelo desastre final?


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Exit Costa

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -