Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 27, 2024

Partidos políticos e coligações de Timor-Leste apresentam candidaturas

J.T. Matebian, em Timor-Leste
J.T. Matebian, em Timor-Leste
Correspondente em Timor-Leste.

Após ter encerrado o período de constituição de coligações partidárias, teve início a apresentação das listas de candidaturas perante o STJ/Tribunal de Recurso.

O processo de entrega de listas no Tribunal de Recurso terminará no dia 15 de Março e o STJ/Tribunal de Recurso terá que verificar as candidaturas e notificar os representantes dos candidatos até ao dia 25 deste mês, nomeadamente, a regularidade dos processos, a autenticidade de documentos e a elegibilidade dos candidatos.

A interposição de recurso para o colectivo do STJ/Tribunal de Recurso contra decisões de admissão/rejeição de candidaturas terminará no dia 26 de Março e a decisão sobre os recursos interpostos terminará no dia 28.

Segundo o calendário eleitoral, a publicação no Jornal da República das candidaturas definitivamente admitidas acontecerá no dia 27 ou 29, prazo dependente da interposição, ou não, de recursos e o sorteio para a ordenação nos boletins de voto irá ocorrer no dia 28 ou 30, em dependência da interposição, ou não, dos recursos.

PST poderá candidatar Avelino Coelho a Primeiro-Ministro

Os partidos políticos candidatos às eleições parlamentares de 21 de Maio de 2023 já começaram a apresentar as listas de candidaturas ao Tribunal de Recurso. Há três coligações formadas, a Frente Ampla Democrática (FAD), a Koligasaun PDRT – APMT e a Aliança Demokrata (AD), tendo esta última apresentado a sua lista ao Tribunal de Recurso.

Também, o Partido Socialista de Timor (PST), no dia 13 de Março, formalizou junto do STJ/Tribunal de Recurso a sua candidatura às eleições, com uma lista encabeçada por Avelino Coelho, o líder histórico deste partido político nascido na clandestinidade.

Segundo apurou o Jornal Tornado, o Comité Central do Partido poderá candidatar Avelino Coelho a Primeiro-Ministro.

O CNRT, a FRETILIN e os restantes partidos políticos não coligados ainda não procederam à apresentação de listas.

O período da campanha eleitoral decorrerá entre os dias 19 de Abril e 18 de Maio,  terminando dois dias antes da eleição.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -