Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 20, 2024

Portugal Católico. A Beleza na Diversidade.

A obra reúne 204 textos de 190 autores, como por exemplo António Guterres, Marcelo Rebelo de Sousa, Cardeal Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, entre outros.

Pelo seu interesse publicamos na íntegra o comunicado de imprensa da obra Portugal Católico. A Beleza na Diversidade.

Portugal Católico. A Beleza na Diversidade.

Uma obra sonhada, uma obra realizada!

Com o mecenato especial e pessoal do Senhor Alexandre Soares dos Santos e o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, da Fundação Calouste Gulbenkian, da União das Misericórdias Portuguesas e da Santa Casa da Misericórdia do Porto, esta é a réplica da obra elaborada de forma intensa e em tempo recorde – sensivelmente em sete meses. Reúne 204 textos-síntese, de 190 autores, intercalados com uma forte componente imagética, constituída por fotos (aéreas e terrestres), gravuras que acompanham os conteúdos escritos e um conjunto de poemas de diversos grandes autores portugueses que se distribuem em 14 capítulos. Simbolicamente, o número 14 dos capítulos representa quer as 14 estações da Via Sacra, quer as 14 Obras de Misericórdia.

Esta obra de dimensão monumental é inaugurada com textos do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Cardeal Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, e conta com a participação das mais diversas figuras da cultura, da ciência e da sociedade portuguesas, entre as quais Eduardo Lourenço, Guilherme d’Oliveira Martins, Pedro Mexia, Adriano Moreira, José Manuel Pureza, José Mattoso, Artur Santos Silva, Carlos Fiolhais, João César das Neves, Rui Vieira Nery, Manuel Barbosa, José Pedro Paiva, José Leite Abreu, Henrique Manuel Pereira, José Cordeiro, José Carlos Miranda, Daniel Serrão, Henrique Leitão, Francisco Senra Coelho, Vasco Pinto Magalhães, Manuel Braga da Cruz, José Carlos Seabra Pereira, Gonçalo Portocarrero, Leonor Xavier, Jaime Nogueira Pinto, Jorge Wemans, João Seabra, Manuela Silva, entre outras.

O projecto inicial teve por referência uma recente obra francesa intitulada La France Catholique (Paris, Éditions Michel Lafon, 2015), de Jean Sévilla. Ao longo de sete meses, a obra portuguesa, sob a direção de José Eduardo Franco e José Carlos Seabra Pereira, ganhou uma identidade própria, afirmando um âmbito muito mais amplo e profundo em relação à obra francesa, apostando mais no conteúdo e diversidade de temas e incluindo, ainda, uma publicação infanto-juvenil e um spot de divulgação da obra. O resultado de cerca de 800 páginas acaba por apresentar uma radiografia abrangente da Igreja Católica e constituir-se numa espécie de dicionário enciclopédico do catolicismo contemporâneo português.

Não estamos perante uma obra que pretenda ser a voz oficial da instituição eclesial na linha da clássica expressão apologética. Esta obra traduz-se, isso sim, num fundamentado e aliciante quadro da condição do catolicismo em Portugal, pondo em evidência as múltiplas ópticas, facetas e as dinâmicas várias da comunidade católica e da sua Igreja.

Optou-se, neste projeto, pela leitura da diversidade que encontramos no quadro do catolicismo português, perpassando a história e, sempre que foi possível, evidenciando o contexto atual de cada uma das temáticas abordadas. Abordam-se temas do âmbito da teologia, da pastoral, do eclesial, da medicina, da política, da justiça, da sociedade, do ambiente, da música, da arte, da comunicação social, do turismo, da educação, da solidariedade, do desporto, etc. Salientamos ainda um aspeto de particular significado: a participação da comunidade judaica e da comunidade do Islão. Na tela de fundo sempre esteve presente a opção pela evidência da Beleza na Diversidade que sustenta todas estas temáticas.

A beleza na diversidade, para além de estar presente nas múltiplas temáticas abordadas, está patente também na diversidade de pensamento dos autores que colaboram nesta obra. Nesta unidade na diversidade emerge a beleza que se funda nas três frases que estão patentes na capa e fita suporte da obra: “Que sejam um, como Nós somos Um. Eu neles e Tu em mim.” (Jo 17, 22-23); “É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei.” (Jo 15, 12); “Luz terna suave no meio da noite leva-me mais longe.” (Da Liturgia das Horas) Desde a sua origem, este projeto sempre privilegiou dois públicos em especial: Sua Santidade, o Papa Francisco, que receberá um exemplar único, no marco importante da sua vinda a Portugal, e o grande público dos mais vários quadrantes socioculturais, crentes e não crentes. Para o público em geral a obra será lançada, primeiro numa edição especial do Círculo de Leitores em novembro de 2017, e depois numa edição corrente em abril de 2018.

Este projeto é promovido por instituições universitárias: a CIDH (Universidade Aberta), o CLEPUL (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes em cooperação com o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura da CEP.

Os diretores da obra Portugal Católico. A Beleza na Diversidade.
José Carlos Seabra Pereira e José Eduardo Franco

Por opção do autor, este artigo respeita o AO90

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -