Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Quando as borboletas viram pétalas: a poesia de Maria Marta Nardi

Sobre o Caule de Água, de Maria Marta Nardi, publicado pela editora Leonella, é uma coleção de 24 haicais, gênero poético japonês formado por apenas três versos que foi popularizado no Brasil por autores como Alice Ruiz e Paulo Leminski. Nessa forma concisa, que valoriza a simplicidade vocabular, a delicadeza e o retrato das imagens da natureza, a poeta obtém notáveis resultados, pelo domínio dos recursos técnicos da poesia, expressão emocional e singularidade do olhar.

Marta, que nasceu em Marília (SP) e reside hoje em Campo Grande (MS), onde trabalha como professora, apresenta ao leitor pequenas peças de alta beleza e intensidade lírica, como por exemplo este terceto, que abre o seu livro:

“chuva de primavera
até borboletas
viram pétalas”

Em que o primeiro verso é um kigo, ou signo da estação do ano, utilizado na poesia tradicional japonesa para indicar o momento em que o poema foi escrito e a relação íntima entre o ser humano, as estações do ano e a natureza. No poema de Marta Nardi, notamos ainda a sutil metamorfose das borboletas que viram pétalas, como se fosse uma cena do filme Sonhos, de Akira Kurosawa.

Em outras composições, que revelam um delicado humor, lemos:

“quem consegue dormir
com a lua de outono
rondando a janela?”

Peça que dialoga com autores como Bashô e Li Tai Po, que também converteram a lua em protagonista de ações cotidianas, e ainda:

“depois da chuva
um louva-a–deus
ainda reza”,

Poema que nos faz pensar em Kobayashi Issa, haicaísta que cantou os animais, os insetos, as crianças e as plantas.

A observação de cenas inusitadas da natureza é uma especialidade de Marta, cujo olhar, como se fosse uma câmera cinematográfica, consegue captar:

“uma folha (que) é estreita
para um exército
de formigas”

E

“um caracol (que) se enrola
sobre as folhas
e o dia envelhece”.

A poeta registra ainda lembranças familiares, como nestes intensos tercetos:

“casa de avó
um cuco grita
no canto da parede”

E

“meu irmão morto
carneiros negros
no céu da tarde”

E momentos de angústia, solidão e tristeza, em versos como:

“sozinha noite adentro
bate um frio
ao menor vento”.

A sutileza da poeta, que sabe captar o raro e o inusitado, nos surpreende pelo desenho de pequenas cenas que poderiam ser comparadas à pintura sumiê, em que as imagens são deliberadamente imprecisas, incompletas ou borradas, conforme a ideia taoísta da “perfeição do imperfeito”, expressa por autores como Chuang Tzu. Notamos a presença desse conceito filosófico em composições como:

“noite em branco
cantam grilos
em meus ouvidos”

E

“início das chuvas
perto da estação
vagalumes acendem as luzes”.

A simplicidade, a linguagem direta, que revela apenas o necessário, obedecendo a um princípio de alta economia vocabular, dá o tom em:

“noite de inverno
roxa de frio
a violeta”

E

“noite alta
cai do céu
uma estrela”.

Sobre o Caule de Água, de Maria Marta Nardi, é uma síntese notável da forma poética oriental com a sensibilidade, a memória, o humor e a veia inventiva de uma poeta que merece ser lida com atenção.


Sobre o Caule de Água

 de Maria Marta Nardi, publicado pela editora Leonella


por Claudio Daniel, Poeta, tradutor e ensaísta, é formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com mestrado e doutorado em Literatura Portuguesa pela USP, além de pós-doutor em Teoria Literária pela UFMG   | Texto original em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -