• Início
  • Política
  • Opinião
  • Internacional
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura

pub

Diário Alternativo

Director João de Sousa

Diário Alternativo | Director João de Sousa

  • Política
    • Opinião
      • Cartas dos Leitores
    • Crónica
    • Discurso Directo
  • Internacional
    • Geopolítica
    • Direitos Humanos
    • Europa
    • Lusofonia
  • Economia
    • Análise
    • Energias
    • Empresas
    • Media
    • Crítica TV
  • Sociedade
    • Ambiente
    • Ciência
    • Educação
    • Saúde
    • Religião
    • Justiça
    • Regiões
    • Tecnologia
      • Jogos
    • Estilos
      • Humor
      • Visual
      • Viagens
      • Motores
  • Cultura
    • Agenda Cultural
    • Grandes Pensadores
    • Artes
    • Cinema
    • Música
    • Livros
    • Ensaio
    • Contos
    • Poesia
    • Palavras Soltas
  • Especiais
    • Lei de Bases da Saúde
    • Empreendedorismo
    • Eutanásia
    • 200 anos Karl Marx
HomeEconomiaMediaQuantas vidas vale um clique?

Quantas vidas vale um clique?

É urgente abrirmos um debate sério sobre ética e responsabilidade da imprensa na divulgação de notícias científicas e sanitárias.

  • 28 Outubro, 2020
  • Jornal Tornado
  • Posted in Media
  • 1

pub

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

Especialmente em momentos como esse, quando a desinformação pode significar muitas mortes.

Uma matéria publicada esta semana pelo G1 teve o seguinte título: “Morre voluntário brasileiro que participava dos testes de Oxford; laboratório não diz se ele recebeu vacina ou placebo”.

Os autores não falham por incorreção. Falham por não terem feito uma análise criteriosa sobre as consequências da escolha de manchete com tal nível de sensacionalismo sobre um tema sensível e recentemente politizado.

Testes clínicos de vacinas são desenhados criteriosamente. Neles, se calcula com antecedência o número de voluntários necessários para que o estudo tenha poder estatístico e, assim, poder concluir se a vacina funciona ou não. Ou seja, do ponto de vista estatístico, um evento adverso ou fatalidade que ocorra com qualquer voluntário do estudo, seja ele do grupo placebo ou vacinado, não significa nada isoladamente. É a estatística que deve determinar a relevância do evento, não a manchete de jornal não baseada nela.

Cada vida importa. Uma fatalidade em um estudo, independente da relevância estatística, significa tudo para familiares e amigos. Não se trata, portanto, de diminuir a importância do fato ou a dor dos entes queridos da vítima. Dados como esse podem ser reportados, mas as consequências da notícia devem ser pesadas. As vacinas são, sem dúvida, as melhores estratégias para sairmos da pandemia. Em tempos de infodemia (uma “epidemia de informações”), notícias são rapidamente repassadas apenas baseadas em seus títulos. E, para muitos, o título é quase a própria notícia. Manchetes que geram dúvida e insegurança contra vacinas poderão custar vidas.

Esta discussão não é exclusiva dos tempos de hoje. Nós conseguimos imaginar a cena nos filmes com um menino tentando vender jornais na rua e gritando “Extra! Extra!”. Manchetes são importantes para capturar a atenção do leitor (e vender o jornal). Só que a internet hoje transforma milhões de pessoas em meninos gritando “Extra! Extra!” para outros milhões de pessoas. O impacto de nos atermos apenas à manchete é muito maior do que antigamente.

Por isso, é cada vez mais importante que se faça uma avaliação criteriosa sobre como o título de uma matéria pode ser interpretado, e quais os impactos de tais interpretações. No caso em questão, será que os prós da manchete chamativa, que rende cliques e atenção, se sobrepõem aos efeitos negativos de aumentar a desconfiança a respeito das vacinas? Quantas pessoas deixarão de se vacinar por causa disso? Quantas vidas vale um clique?


por Daniel Bargieri e Helder Nakaya (Jornal da USP)  |   Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

  • Daniel Bargieri, Professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP
  • Helder Nakaya, Professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP

 

Share this

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

About author

Jornal Tornado
Jornal Tornado

Related Posts

comments
Media

Considerada ameaça terrorista, QAnon está em grupos antivacina

Ver mais

comments
Media

“Postura jornalística contra fake news pode ser justificável”

Ver mais

comments
Media

Unesco: 85% dos assassinatos de jornalistas permanecem sem solução

Ver mais

comments
Media

“DisrupTor”: Operação de Limpeza na “Darknet”

Ver mais

Tags

  • Fake news
  • Imprensa
  • Saúde
  • Vacinas

Do not miss

comments
Media

Considerada ameaça terrorista, QAnon está em grupos antivacina

Ver mais

Jornalismo Livre

Apoie esta ideia

banner Donativo por multibanco ao Jornal Tornado

Newsletter

pub

Breves

Regresso a Mishima e ao seu marinheiro

Ver mais

  • 28 Fevereiro, 2021
  • J. A. Nunes Carneiro, no Porto
  • Posted in BrevesDeleituras

Vias e segredos da Guerra Económica

Ver mais

  • 28 Fevereiro, 2021
  • IntelNomics
  • Posted in BrevesDeleituras

Alimentar o vírus

Ver mais

  • 28 Fevereiro, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in BrevesCartoon

Museu Nacional do Rio de Janeiro dá mais um passo ...

Ver mais

  • 21 Fevereiro, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in BrevesCultura

Newsletter

Receba regularmente a nossa newsletter

  • Contribua para uma Imprensa Plural e Independente
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Política de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que esteja de acordo, mas pode optar por não participar, se desejar. Ler mais

Aceitar Recusar Configuração dos Cookie
I consent to the use of following cookies:
Cookie Declaration About Cookies
Necessary (0) Marketing (0) Analytics (0) Preferences (0) Unclassified (0)
Necessary cookies help make a website usable by enabling basic functions like page navigation and access to secure areas of the website. The website cannot function properly without these cookies.
We do not use cookies of this type.
Marketing cookies are used to track visitors across websites. The intention is to display ads that are relevant and engaging for the individual user and thereby more valuable for publishers and third party advertisers.
We do not use cookies of this type.
Analytics cookies help website owners to understand how visitors interact with websites by collecting and reporting information anonymously.
We do not use cookies of this type.
Preference cookies enable a website to remember information that changes the way the website behaves or looks, like your preferred language or the region that you are in.
We do not use cookies of this type.
Unclassified cookies are cookies that we are in the process of classifying, together with the providers of individual cookies.
We do not use cookies of this type.
Cookies são pequenos arquivos de texto que podem ser usados pelos sites para tornar a experiência do utilizador mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se eles forem estritamente necessários para a operação deste site. Para todos os outros tipos de cookies, precisamos da sua permissão. Este site utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas.
Cookie Settings
Subscrever Newsletter Tornado

Para começar a receber as nossas notícias, basta preencher o seguinte formulário.

Até já!

Depois de subscrever a Newsletter irá receber um email para confirmar a sua subscrição.

Os Limites da Terra. Reserve já!

Formulário

    Indique o seu nome (obrigatório)

    Indique o seu email (obrigatório)

    Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

    Número de exemplares que pretende

    Observações

    Fernando Pessoa Contra o Homem Aranha. Reserve já!

    Formulário

      Indique o seu nome (obrigatório)

      Indique o seu email (obrigatório)

      Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

      Número de exemplares que pretende

      Observações / Morada

      Tem uma dica para nós? Envie-nos!

        Seu nome (required)

        Seu email (required)

        Assunto

        Mensagem

        Got a hot tip? Send it to us!

          Your Name (required)

          Your Email (required)

          Video URL

          Attach Video

          Category
          SportNewsTechMusic

          Your Message