Um grupo de eurodeputados solicitou à Comissão Europeia uma investigação à contratação do futebolista galês Gareth Bale pelo Real Madrid.
Os parlamentares suspeitam que o clube da capital espanhola terá usado fundos públicos de resgate aos bancos espanhóis para pagar ao Tottenham os 100 milhões de euros pelo passe do jogador.
Os denunciantes alegam que o Real Madrid terá beneficiado de uma ajuda ilegal do fundo europeu de estabilidade, que serviria para evitar a falência de alguns dos maiores bancos de Espanha, nomeadamente o Bankia.
Bankia era “banco de referência” do clube merengue
Segundo a rádio espanhola Rac1, a denúncia partiu do vice-presidente do comité de Economia da Eurocâmara, Sander Loones, do eurodeputado espanhol Ramon Tremosa e do britânico Daniel Daltos.
O antigo eurodeputado holandês Derk Jan Eppink já havia denunciado o caso em 2012, defendendo que “o Bankia era um banco de referência do Real Madrid, o que podia implicar que o dinheiro que a Europa enviava para salvar o banco estaria a ser usado para ajudar o clube a contratar o galês”.
Recorde-se que Bale foi o futebolista mais caro da história do futebol, tendo custado ao Real Madrid mais de 100 milhões de euros.