Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Novembro 27, 2021

Relações internacionais e marxismo

Ana Prestes, São Paulo
Socióloga. Cientista política. Mestre e doutora em Ciência Política (UFMG). Atualmente está em fase de pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (USP) e de doutorado no programa de pós-graduação em História na UnB. É analista internacional. Professora voluntária do Decanato de Extensão da UnB. Trabalha na Câmara dos Deputados e é pesquisadora da história da participação política das mulheres no Brasil.

O novo livro de Ana Prestes traz as contribuições dos marxistas para a teoria das relações internacionais, hegemonizada historicamente pelas tradições realistas e liberais.

O livro ” Teoria das relações internacionais: contribuições marxistas”, organizado por Ana Prestes e Diego Pautasso e publicado pelas editoras Anita Garibaldi e Contraponto, traz as elaborações de marxistas históricos sobre as relações internacionais.

Estão presentes no livro os pensamentos de Marx, Engels, Lênin, Gramsci, Losurdo, Mariátegui, David Harvey, Robert Kurz, Poulantzas, além de interpretações sobre a geopolítica atual, sob a ótica marxista, que, historicamente, corre paralela às tradições realistas e liberais, oriundas dos países centrais do capitalismo e que hegemonizam a academia.


Texto em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -