Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ser você mesmo a fazer: recuperar, reciclar e poupar

Nos dias de hoje, reciclar é a palavra de ordem. Sabemos que temos de proteger o ambiente e deixar um mundo melhor às gerações futuras e, ao recuperarmos alguns dos objetos que já não usamos por estarem velhos ou danificados ou ao sermos nós próprios a fazer algumas pequenas reparações, já estamos a contribuir para esse objetivo. Em muitos casos essas recuperações ou reparações têm de ser efetuadas por pessoas especializadas, mas muitas das vezes podemos ser nós próprios a fazê-lo, já que a maioria de nós tem as ferramentas necessárias em casa. Isso traz muitas vantagens, facilmente se aprende como se faz e são necessárias apenas algumas medidas de segurança.

Vantagens em ser você mesmo a fazer

Ao juntar-se ao número cada vez maior de pessoas que descobriram o método “faça você mesmo” e fizeram da bricolage uma filosofia de vida, certamente gozará de muitos benefícios. A primeira e se calhar a vantagem mais importante é a poupança de dinheiro que irá conseguir. Apenas irá gastar dinheiro com os materiais necessários, já que a mão de obra, como é a sua, é gratuita. No entanto, esta não é a única vantagem da bricolage. Pode considerar também estes benefícios:

  • Dar vida nova a objetos que tem na sua casa e que já não usa;
  • Contribuir com o meio-ambiente;
  • Relaxar ao fazer algo de construtivo;
  • Ter tudo personalizado e como idealizou;
  • Estimular a criatividade, a autoconfiança e o reconhecimento de seus talentos;
  • Ser mais independente de terceiros.

 

Como fazer as reparações

Saber o que fazer com objetos já sem utilidade ou construir um novo objeto de decoração pode não parecer simples à primeira vista, mas a internet está repleta de ideias e inspirações de estilos variados. Recuperar aquele móvel já sem verniz e em mau estado, reaproveitar uma lata de café para servir de candeeiro, colar uma jarra partida, consertar um acessório de vestuário danificado ou pintar uma parede não é difícil, mas também é sempre necessário saber como o fazer corretamente, as técnicas para o fazer e quais as ferramentas que necessita.

Para obter toda esta informação tem algumas opções disponíveis, consultar os folhetos de algumas lojas de materiais de construção, ver um dos muitos vídeos e tutoriais que estão na internet ou pedir ajuda a alguém do seu conhecimento que tenha mais experiência. Com esta informação irá aprender a consertar o que quer que seja, a reparar e redecorar a sua casa e a recuperar alguns dos objetos que pareciam irremediavelmente perdidos.

Medidas de segurança

Agora que já viu que fazer algumas reparações não é difícil e as vantagens são muitas, basta apenas tomar algumas medidas de segurança. A primeira medida que deve ter é o extremo cuidado no manuseamento de máquinas elétricas como berbequins e serras e ter a noção de se tem ou não a capacidade para trabalhar com estas ferramentas. Deve utilizar os óculos de segurança para proteger os olhos da projeção de partículas ou dos salpicos de líquidos, as luvas para proteger as mãos dos ferimentos provocados por lascas de madeira, das pancadas do martelo e a pele dos produtos corrosivos. O uso de máscara é necessário no caso da utilização de produtos que libertem vapores tóxicos como tintas, vernizes, diluentes e colas.

Se vai ser você mesmo a fazer as reparações na sua casa, irá poupar muito dinheiro, contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta ao reciclar alguns objetos que provavelmente iriam parar ao lixo e acima de tudo, obter a satisfação e o orgulho de ter sido você próprio a fazer as coisas.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -