Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Sim, nós temos muita vergonha…

Tereza Cruvinel, em Brasília
Tereza Cruvinel, em Brasília
Jornalista, actualmente colunista do Jornal do Brasil. Foi colunista política do Brasil 247 e comentarista política da RedeTV. Ex-presidente da TV Brasil, ex-colunista de O Globo e Correio Braziliense.

“As mulheres brasileiras sem dúvida têm um pouco de vergonha”, disse hoje o presidente francês Emmanuel Macron. Sim, temos não um pouco, mas muita vergonha do presidente machista por sua ofensa grosseira e ultrajante à primeira dama Brigitte Macron.

E não só por isso, mas por tudo que ele faz e diz, como o mundo inteiro pode ver neste episódio do incêndio amazônico incentivado por seu discurso permissivo em relação à preservação ambiental.

São muitas as vergonhas domésticas mas agora sofremos o vexame internacional, por termos um presidente que mentiu tanto nesta crise, ora negando a gravidade e a extensão da queimada, ora culpando as ONGS e a imprensa, e quando viu que o mundo não é bobo, como a parcela de brasileiros que embarcou nas fake news e nas mistificações do bolsonarismo, abrigou-se no discurso da ameaça externa à soberania brasileira sobre a Amazônia. Oh, o patriotismo, a patriotada, último refúgio dos canalhas.

Mas nós, mulheres, temos especial vergonha pela ofensa a Briggite Macron. Depois que o candidato a embaixador Eduardo Bolsonaro chamou o presidente francês de idiota, e o ministro Salles, do Meio Ambiente, o bolinou na rede com o apelido de Mícrion, Bolsonaro, como bom machão, endossou a piada de mau gosto de um internauta, sugerindo que Macron agia por inveja, por ter uma mulher mais idosa e menos bonita que Michele Bolsonaro. “Agora entende porque Macron persegue Bolsonaro”. Na ilustração, fotos dos dois casais. O próprio Bolsonaro teve a coragem de ir à rede comentar a postagem: “Não humilha cara”. Sem a vírgula mesmo. De fato, como disse Macron, coisas de quem não está à altura do cargo.

Brigitte Macron é 24 anos mais velha que o marido e os dois têm uma bela história de amor, pela qual venceram preconceitos e dificuldades. Ela é uma primeira dama nas medidas da elegância francesa e da liturgia do cargo.

Quando endossa uma piada sexista de tão mau gosto, Bolsonaro confirma seu machismo e o que pensa das mulheres: não devem passar de figuras decorativas ao lado do marido-patrão, e valem pela beleza, pelos atributos físicos, pela juventude. Pelo parecer, e não pelo ser. Pelo verniz da casca, não pelo conteúdo.

Na campanha, quando dissemos “#Ele não” , sabíamos de tudo isso. Fomos minoria mas hoje está crescendo o número, não só de mulheres, mas também de brasileiros envergonhados do ocupante da Presidência.


Texto original em português do Brasil


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -