Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Sobre prioridades e verdades

Alex Saratt, Rio Grande do Sul
Alex Saratt, Rio Grande do Sul
Professor das redes públicas municipal e estadual em Taquara (RS), 1° vice-presidente estadual do Cpers, Secretário de Comunicação da CTB RS e Secretário Adjunto da CNTE

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul aprovou seu projeto de lei que tratava do reajuste salarial dos trabalhadores em educação. A referência foi a atualização do índice do Piso Salarial Profissional Nacional, árdua conquista, que esse ano completa 15 anos e que ainda padece com as incompreensões e más intenções daqueles que negam a centralidade da Educação para a formação de inteligências e consciências.

O percentual de 14,95, estabelecido pelo MEC, aplica-se diretamente sobre as carreiras e contempla professores ativos e aposentados. Esse é o fundamento básico. Mas outros dados e a realidade concreta permitem desdobrá-lo em diversas situações, a saber: o reconhecimento legal dos funcionários de escola como profissionais da educação, o uso de recursos do novo FUNDEB para pagamento de salários de professores e funcionários, a correção do injusto fim da paridade para aposentados pela EC 41 e, principalmente, a reposição das perdas inflacionárias dos últimos oito anos que jogaram a categoria em jornadas extensas, endividamento e miserabilidade.

Havia margem financeira para tomar a decisão de efetivar uma vigorosa política salarial para trabalhadores e trabalhadoras em educação. O superávit do orçamento e o montante do FUNDEB permitiriam que a propagandeada prioridade para a educação saísse do discurso e do papel e começasse a virar verdade. Porém a opção do Governo Leite foi a de mutilar o Piso, não pagando a integralidade do índice e usando do expediente de deduzir o valor absoluto da parcela de irredutibilidade, o que reduziu seu alcance efetivo a apenas um terço dos professores ativos e um quinto dos aposentados.

A lógica fiscalista e neoliberal não compactua com valorização, investimento e realização de políticas públicas. Essa é a verdade sobre conceito e prática do Governo Leite: não há nenhuma prioridade real à educação, tudo é pura jogada de marketing.

Perde a categoria dos educadores, professores e funcionários – da ativa e aposentados -, mas perde muito mais o Rio Grande e seu povo enquanto cidadãos prejudicados em seus direitos e como contribuintes lesados naquilo que geram enquanto riqueza e pagam em impostos. Caem máscaras e licitamente se abre espaço para comparativos quantitativos e qualitativos entre as políticas estaduais e àquelas traçadas em Brasília, estas últimas com forte acento progressista.

Como o CPERS é força social reconhecida, seguem as lutas em favor da educação pública. No campo salarial, a luta pela revisão geral do funcionalismo é o novo terreno de disputa e mobilização; na questão pedagógica, o combate pela revogação do Novo Ensino Médio ganha adesões a todo o momento; no tocante à estrutura e funcionamento das escolas, as denúncias e mobilizações por obras e reformas, transporte, alimentação, contratação de pessoal são constantes na agenda sindical.

A bem da verdade quem realmente sempre deu prioridade à educação foram os trabalhadores e trabalhadoras em educação, incansáveis na defesa e promoção da escola pública. Avante, educadores!


Texto em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -