Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 20, 2024

The Monkees chegavam ao topo pela primeira vez

https://www.youtube.com/watch?v=tGLx4WenGwQ

“Last Train To Clarksville” chegou a nº1, mas não foi a banda que tocou nas gravações

Os The Monkees surgiram na década de 60 como uma resposta americana aos Beatles. Numa operação de marketing, à moda de Hollywood, nunca antes vista na crescente indústria da música, os produtores americanos Bob Rafelson e Bert Schneider procuraram quatro rapazes capazes de rivalizar com os quatro famosos de Liverpool. E encontraram-nos: Davy Jones (um inglês, ex-jockey), Micky Dolenz, Michael Nesmith e Peter Tork. A 5 de Novembro de 1966 conseguiam pela primeira vez colocar um disco no topo de vendas dos EUA, com a canção “Last Train To Clarksville”.

Mas a ideia principal dos mentores dos The Monkees era, sobretudo, lançar os quatro rapazes numa série televisiva para o público jovem. Os quatro interpretavam um grupo pop, metido em permanentes aventuras e alhadas, bem ao gosto do “mainstream” cómico americano. Afinal, a música era uma componente da série, mas nem era o mais importante.monkeys

Mas ao mesmo tempo, The Monkees iam lançando singles com os temas ouvidos nos episódios da sua série de TV – “We’re The Monkees”. O primeiro a chegar ao top da Billboard foi a notável canção pop “Last Train To Clarkville”. Mas hoje sabe-se que, dado a intensa agenda de filmagens da série televisiva, os The Monkees não tiveram tempo para gravar os seus primeiros singles. Afinal, foram outros (músicos de estúdio) que o fizeram em seu nome. Uma “aldrabice” que está longe de ser inédita na história da música popular.

Mas os The Monkees, que mais tarde se libertariam da “corrente” que os agarrava à série de TV, deixaram algumas canções inspiradas como “I’m a Believer” (justamente considerada como uma das melhores de sempre do pop/rock), “Plesant Valley Sunday”, “I Wanna Be Free”, “Daydream Believer” e “Valleri”. Este grupo, que nasceu de forma artificial – num formato hoje muito usado em programas de televisão de procura de novos talentos – acabaria por durar bem mais do que o previsto pelo “show business” norte-americano. Nos últimos anos, The Monkees reuniram-se por diversas vezes em vários concertos. Agora, infelizmente, sem a presença do carismático Davy Jones, falecido a 29 de Fevereiro de 2012, de ataque cardíaco, aos 66 anos.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -