Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Dezembro 9, 2021

Transparência… Foi Você Que Pediu Transparência?

José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

A transparência invadiu a semântica político-mediática. Fala-se de transparência porque “está de moda”. Sem nunca, porém, a definir ou definir os seus campos. E, à fortiori, sem definir os critérios de tais definições (as da ‘coisa’ e dos seus campos). Muitas ONGs, por exemlo, exigem transparência nos campos da política e da economia. Mas recusam-se a divulgar os seus orçamentos, as  origens dos seus fundos e os destinos e aplicações deles. Ou seja, recusam-se a que a transparência seja aplicada no campo das ONGs.

No seu campo… Um conhecido jornalista dizia-me hoje, ao telefone, ao falar das obscuras actividades de certo autarca, que “é preciso transparência nisto”. Ficou calado quando, ao responder-lhe, lhe perguntei quantos directores de media manteriam o rabo sentado na cadeira da direcção se fossem abrangidos por essa exigênia de transparência…

Ao fim de um longo silêncio, perguntou-me “então, achas que não é preciso transparência?” A pergunta revela bem como esta storyelling da “transparência” obnubila o racicocínio.

A transparência pode ficar bem em certas roupas mas, naquilo de que tu falas, o que se precisa é seriedade nas pessoas e nos processos, rigor e juizinho e, no fim do caminho, uma pesada moca legal para quem se tenha atrevido a mijar fora do penico”.

Na foto, há transparência aos pontinhos. Ou há uns pontinhos na transparência. Enfim, como se queira… Mas muito cuidado com os pedidos de transparência!

 

Exclusivo Tornado / IntelNomics

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -