Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Setembro 10, 2024

UE ratifica acordo climático de Paris

acordo-de-paris-destaque

 

A aprovação resultou de 610 votos a favor, 38 contra e 31 abstenções e foi acompanhada por Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU.

Depois de formalizada a ratificação, com a assinatura dos estados-membros, o Documento será será entregue na ONU na sexta-feira (7). Uma vez nas Nações Unidas, o acordo entra em vigor após 30 dias, a tempo de uma conferência prevista para Novembro em Marrocos.

Era necessário que as nações que representam 55% das emissões globais assinassem o acordo, para que este entrasse em vigor. Antes da ratificação da União Europeia, 62 países com 52% das emissões já tinham aprovado o texto, individualmente. A garantia para que isso acontecesse foi conseguida no domingo (2) com a adesão da Índia, responsável por 4,1% das emissões.

Aquecimento

O Acordo de Paris foi aprovado em Dezembro de 2015, na conferência do clima da ONU em Paris. A decisão obrigará pela primeira vez os países signatários da convenção do clima (1992) a adoptar medidas para o combate às alterações climáticas.

O texto tem como objectivo limitar os efeitos do aquecimento global, como ondas de calor, enchentes, secas e a subida do nível do mar. A meta a longo prazo é limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC, apesar de o primeiro objectivo ser permanecer nos 2ºC.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -