Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Agosto 19, 2022

“Uma cena de amor” no Teatro da Luz

“A Susana Palma é uma mulher independente, uma força da natureza, exploradora de montanhas e mares, apaixonada pela vida, mãe da Inês e da Sofia”. E hoje, domingo, pelas 16 horas, no Teatro da Luz, em Carnide, a Susana vai ser a estrela do espectáculo solidário que reúne artistas, amigos e familiares.

No ensaio com a Susana

Ainda há bilhetes para o espectáculo de Domingo.
Não percam a oportunidade de ajudar.

Publicado por Associação Edificar a Esperança em Quarta-feira, 4 de Julho de 2018

 

Se o desejo for conhecer um episódio da vida de Susana, saiba que há quase um ano, no dia 26 Agosto 2017, a sua vida mudou. “Drasticamente” é o advérbio que se destaca. Uma queda que, no entanto, não foi fatal, resultou em traumatismo crânio-encefálico grave (TCE). Contam, os relatores da sua história, que a vida da Susana “lutadora” mudou num minuto. “Para sempre”.

Em coma durante um mês, o internamento em unidades de cuidados intensivos prolongou-se. Entre a vida e a morte – era este o resumo dos dias, das suas horas – várias infecções hospitalares surgiram. Passo a passo começa a interagir. Palma a Palmo regressa ao mundo dos que a querem de volta ao passado. Reaprende os primeiros sorrisos. Repete novos beijos em jeito de iniciação.

Na sequela, os meios e custos necessários para a sua recuperação exigem montantes elevados. Internada no Hospital do Mar, as mensalidades atingem mais de oito mil euros por mês para o seu plano de reabilitação cognitiva e motora. A situação clínica requer neuro-estimulação, terapia da fala, terapia ocupacional, fisioterapia, e acumulando as adaptações da casa onde vivia os cuidados continuados permanentes vão ser avultados.

Por tudo isto, a constituição da Associação foi um passo para criar uma ferramenta legal que permitisse a recolha de donativos destinados à recuperação da Susana. Nasceu em Dezembro de 2017: a “Associação Edificar a Esperança” que acredita no sonho como farol. E sem limites. “Um dia mais tarde”, acreditam os familiares e próximos, que seja a Susana, já em pleno e recuperada, a trazer apoio a quem, como ela, siga a mesma rota. Palma a Palmo.

Na cena de hoje, os presentes vão querer dizer à Susana que estão com ela nesta “ultra-maratona”. E dizem que vai acontecer uma “cena de amor”. No teatro da Luz, em Benfica, com ondas que cruzam forças a disparar aos sentidos da existência. Palma a Palmo.

Na cena de hoje, os presentes vão querer dizer à Susana que estão com ela nesta “ultra-maratona”. E dizem que vai acontecer uma “cena de amor”. No teatro da Luz, em Benfica, com ondas que cruzam forças a disparar aos sentidos da existência. Palma a Palmo.

Susana Palma

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -