Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 27, 2024

Universidade de Díli planeia doutoramento em enfermagem com Coimbra

J.T. Matebian, em Timor-Leste
J.T. Matebian, em Timor-Leste
Correspondente em Timor-Leste.

A Universidade de Díli celebrou um protocolo de cooperação com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra com o objectivo fundamental de estabelecer uma cooperação académica, científica e cultural entre as duas instituições.

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade de Díli (UNDIL), sob coordenação do Chefe de Departamento de Enfermagem Geral, Francisco Salgueiro, esteve reunida, em 01 de Fevereiro de 2024, com o Pró-Reitor da Área de Investigação, Pós-Graduação e Cooperação com a CPLP, M. Azancot de Menezes.

A principal finalidade do encontro foi discutir o plano de reformulação curricular dos cursos de graduação, com o objectivo de serem ministrados a curto e médio prazo programas de mestrado e de doutoramento com a cooperação da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Nos termos do Protocolo de Cooperação Internacional, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e a Universidade de Díli (UNDIL),

são estabelecimentos de ensino superior vocacionados para o ensino, a investigação e a prestação de serviços à comunidade e, ainda, para a cooperação com entidades nacionais e internacionais, em atividades de interesse comum, particularmente no âmbito da educação, investigação, inovação e desenvolvimento no domínio da Enfermagem e da Saúde, portanto, a cooperação entre a ESEnfC e a UNDIL resultará em vantagens para as duas instituições, assim como para um desempenho enriquecido da sua missão social”.

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra é uma Escola de Ensino Superior Politécnico, não integrada, de elevado nível e de referência internacional.

Conforme explicou o Pró-Reitor da UNDIL:

A ESEnfC tem uma Unidade de Investigação em Ciências da Saúde, avaliada e acreditada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo como missão a investigação, a inovação e a formação em investigação/training, desde a iniciação e integração à investigação até à investigação avançada (iniciação à Investigação-II/Investigação Científica-IC/Doutoramento-PhD/Pós-Doutoramento-Pós-Doc).

Académicos de ciências da saúde da UNDIL em reunião com o Pró-Reitor

A Faculdade de Ciências da Saúde da UNDIL tem três departamentos: Departamento de Saúde Pública, Enfermagem Geral e Enfermagem Dentária. O Curso de Enfermagem Geral é o mais procurado pelos estudantes, tendo presentemente quase 1500 alunos.

 

Formas de cooperação entre a ESEnfC e a UNDIL

O protocolo de cooperação internacional, assinado por José Agostinho da Costa Belo Pereira (Reitor da UNDIL) e António Fernando Salgueiro Amaral (Presidente da ESEnfC), incluirá, entre outras, as seguintes acções e actividades:

  • Intercâmbio de estudantes no âmbito dos cursos de licenciatura, mestrado e formação avançada de investigação (Doutoramento sanduíche e Pós-doutoramento);
  • Participação conjunta em cursos internacionais;
  • Colaboração de docentes de ambas as instituições na leccionação de disciplinas ou módulos de cursos de graduação ou de pós-graduação, bem como na orientação de dissertações de mestrado e teses de doutoramento, da outra parte, mediante aprovação prévia pelos respetivos Conselhos Científicos e de acordo com a regulamentação interna em vigor nas entidades outorgantes;
  • Colaboração de docentes de ambas as instituições em projetos conjuntos de investigação ou noutras ações de caráter científico ou pedagógico;
  • Mobilidade interinstitucional para a realização de estágios científicos e técnicos, de docentes e/ou discentes da formação graduada e/ou pós-graduada.

A Universidade de Díli e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra são duas Instituições de Ensino Superior membros da prestigiada Rede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS).

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -