Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

O horror de artistas alemães ao «encontrar» Bolsonaro a primeira vez

“É permitido dizer algo desse tipo em público?”, questiona o diretor de cinema alemão Dennis Gansel sobre a afirmação de Jair Bolsonaro de que “o erro da ditadura foi torturar e não matar”. Apavorado, ele se choca ao saber que a pessoa responsável por tal pensamento lidera as pesquisas de intenção de votos no Brasil, o maior país da América Latina. Há 80 anos os alemães viram a ascensão do fascismo e isso deixou marcas profundas na história do país, por isso eles veem com preocupação o que acontece hoje no Brasil. Um regime autoritário só tem data para começar, não para terminar e é isso que Bolsonaro representa.

A atriz brasileira Cristina Rego conversou com artistas alemães sobre o que eles acham do posicionamento extremista de Bolsonaro e as reações são todas muito parecidas: pavor, medo, incredulidade. Realmente, parece impossível que um candidato defensor da tortura, do ódio, e do fim dos direitos conquistados tenha chances de ser o presidente do país. Para os alemães, que viveram sob o nazismo, a ideia soa ainda mais absurda.

Assista o vídeo na íntegra

 

Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -