O livro insere-se no projecto As Mulheres na Filosofia – Marginalidade e Alternativa, integrado na linha de investigação sobre História da Filosofia, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa; é um trabalho que dá continuidade ao projecto Uma Filosofia no Feminino (1998-2002), apoiado pelo programa PRAXIS XXI.
Lê-se, na apresentação do mesmo
“A actual linha de investigação, As Mulheres na Filosofia – Marginalidade e Alternativa , pretende promover um programa transversal situado no âmbito da história da filosofia, incluindo colaboradoras nacionais e estrangeiras e procurando incentivar jovens investigadoras.
O presente volume atesta esta diversidade de contributos pois tanto acolhe figuras de relevo internacional no campo dos Estudos sobre Mulheres (Women Studies) como textos de investigadoras que esboçam os primeiros passos nesta área.
Grande parte dos escritos corresponde a comunicações apresentadas no Colóquio Internacional Marginalidade e Alternativa – Filósofas dos sécs. XX e XXI, realizado na FLUL em Maio de 2014.
A selecção das filósofas apresentadas no presente livro (num total de 26, apresentadas por ordem alfabética) não pretende de modo algum ser exaustiva, obedecendo às escolhas das investigadoras no que respeita a filósofas dos séculos XX e XXI. Num próximo volume, pretendemos incluir outros nomes relevantes de filósofas contemporâneas, de modo a contrariar o preconceito (surpreendentemente) ainda vigente de que “não há mulheres filósofas”.”
Preço – €18