Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

TVI promove o Racismo

Jorge Fonseca de Almeida
Jorge Fonseca de Almeida
Economista, MBA, Pos-graduado em Estudos Estratégicos e de Segurança, Auditor do curso de Prospectiva, geoeconomia e geoestratégia, Doutorando em Sociologia

casa-dos-segredos

Escrevo com nervos à flor da pele. Indignado, revoltado e triste.

Ontem, dia 21 de Novembro ao final do dia ao fazer uma rápida passagem pelos vários canais sou surpreendido com um individuo que alto e bom som insulta uma mulher. As palavras ferem como cutelos. Ouve-se “preta nojenta”, “preta de merda” no meio de vários outros insultos racistas e misóginos. Puta é uma palavra várias vezes repetida. Entretanto percebo que se trata de um programa da TVI de nome Secret Story 6 apresentado por Teresa Guilherme.

Cortam a sequência e no plano seguinte racista e vitima estão lado a lado, como que em frente de um tribunal. Uma voz pergunta ao racista se está arrependido, ele responde que não, que se limitou a responder dizendo o que lhe vai na alma e também se sente ofendido. Identifico a voz é de Teresa Guilherme, que num tom didático e maternal explica ao concorrente que este é um programa bem comportado e que há coisas que se não podem dizer, enfim que se não pedir desculpa pode haver problema. Diz que na televisão não se dizem estas coisas. O racista percebe e pede umas fingidas desculpas.

Então acontece o inacreditável. Teresa Guilherme em vez de expulsar liminarmente o racista e fazer queixa ao Ministério Público, dá à vítima a escolher uma punição para o racista que em nenhum dos casos inclui a expulsão, condenando a vítima a ter que conviver com o seu agressor racista. Que revolta. Que volta no estomago. Que vómito.

Uma pequena multa no dinheiro virtual do concurso ou a nomeação, que nestes programas equivale a uma semana de disputa com outros a possibilidade de expulsão. No meio da conversa vai pressionando a vítima para que desculpe, dizendo que se calhar não foi racismo mas apenas um devaneio. A vítima recusa o dinheiro.

Depois seguem-se cenas em que Teresa Guilherme e a produção tratam de industriar os outros concorrentes que não se tratou de racismo mas de um desabafo excessivo pelo qual já pediu desculpas. Episódio encerrado.

Triste, muito triste, a forma como o racismo é desculpado, branqueado, normalizado, banalizado. Tudo em frente das câmaras. Explicando a todos os racistas como se faz. Agride-se, insulta-se, e se apanhado com lágrimas de crocodilo pede-se desculpa. Indignação. Aflui o sangue à fronte com tamanha indignidade.

Uma concorrente espanhola refere que se fosse em Espanha o racista já estava fora do programa para exemplo de todos. A TVI pertence a uma empresa estrangeira que certamente no seu país não toleraria este tipo de situações. Porque o faz em Portugal? Porque vem promover o racismo no nosso país?

Mas não em meu nome. Isso é claro. Este crime não deve passar incólume. Eu, como tantos portugueses antirracistas aqui estou a protestar. A Exigir que esse programa racista seja tirado do ar. Suspenso. E que Teresa Guilherme, a sua apresentadora, peça desculpas aos portugueses pelo seu comportamento.

Nota do Director

As opiniões expressas nos artigos de Opinião apenas vinculam os respectivos autores.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -