Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Outubro 24, 2021

200 anos de Anita Garibaldi

Ana Prestes, São Paulo
Socióloga. Cientista política. Mestre e doutora em Ciência Política (UFMG). Atualmente está em fase de pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (USP) e de doutorado no programa de pós-graduação em História na UnB. É analista internacional. Professora voluntária do Decanato de Extensão da UnB. Trabalha na Câmara dos Deputados e é pesquisadora da história da participação política das mulheres no Brasil.

Anita Garibaldi cresceu em um Brasil que conquistava sua independência e, desde jovem, se envolveu em grandes movimentos revolucionários, como a Guerra dos Farrapos.

Ana Maria de Jesus Ribeiro, nome de batismo de Anita Garibaldi, nasceu em 1821 em Laguna, Santa Catarina. Anita cresceu durante um período de grande efervescência no Brasil, em que o país se tornaria independente e escreveria sua primeira constituição.

Em sua juventude, se casou com o italiano Giuseppe Garibaldi, envolvendo-se na Guerra dos Farrapos, onde ganhou notoriedade, por sua destacada participação na Guerra.


Texto em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -