Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

3 perguntas a… José Viale Moutinho

J. A. Nunes Carneiro, no Porto
J. A. Nunes Carneiro, no Porto
Consultor e Formador

Literatura Tradicional Portuguesa. Uma Antologia | Temas e Debates

José Viale Moutinho

Jornalista e escritor português, nascido no Funchal. Foi director da Associação Portuguesa de Escritores, da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, do Círculo de Cultura Teatral e presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.


Qual a ideia que esteve na origem desta antologia, «Literatura Tradicional Portuguesa»?

Há mais de trinta anos que tenho vindo a trabalhar na tradição oral portuguesa, de que vou publicando alguns volumes – Adivinhas Populares PortuguesasContos Populares PortuguesesO Grande Livro das Tradições Populares PortuguesasO Grande Livro das LengalengasA Alma aos pés de BacoO Comer e o Beber na boca dos PortuguesesÀ Lareira, etc. Inclusive em 2017 saiu em Espanha, na excelente editorial Siruela, um livro meu de contos populares portugueses que, curiosamente, foi a primeira obra portuguesa do género publicada no estado vizinho. No entanto, por cá foi o silêncio absoluto, apesar de lançada na feira do livro de Madrid dedicada a Portugal. Com este novo livro interessava-me disponibilizar às novas gerações uma antologia suficientemente abrangente com amostragens dos diversos campos da expressão popular. Aqui podem ser encontrados cancioneiro, romanceiro, provérbios, contos, adivinhas, peças de teatro, orações, lengalengas, etc. E também uma ampla bibliografia que é como que um guia para exploração. 

O campo de partida da literatura tradicional portuguesa é imenso: que critérios usou para depurar a escolha e chegar a este texto?

O critério foi apenas um: o movimentar-me entre as mais fidedignas peças da literatura tradicional portuguesa, quer bibliograficamente quer valendo-me das recolhas que sempre fui fazendo. Recordo, no entanto, que este tipo de trabalho tem como uma das suas regras aquela de quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto! Infelizmente, há quem esqueça isto como se a tradição fosse algo petrificado.

De tudo o que leu e escolheu, consegue indicar aos leitores algum texto que ainda hoje o surpreenda?

Diria que o que me surpreende é a ignorância que subsiste em torno destes temas como se fosse possível restringi-los a trabalhos académicos ou reduzi-los a materiais para crianças, ficando de fora toda sociedade remanescente. Esta sim, surpreende-se com um provérbio, uma adivinha ou a lenda de uma moura encantada.  Bem eu disse que que essa gente me surpreende, não foi? Na verdade, deixa-me perplexo!

José Viale Moutinho

Literatura Tradicional Portuguesa. Uma Antologia

Temas e Debates. 24,40€


Exclusivo Tornado / Novos Livros


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -