Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Abril 28, 2024

Especialistas combatem estigma sobre transsexualidade em São Paulo

José Carlos Ruy, em São Paulo
José Carlos Ruy, em São Paulo
Jornalista e escritor.

Ocorreu, entre os dias 1 a 4 de novembro, o I Encontro Brasileiro de Saúde Trans.A denúncia do conservadorismo que cresce no Brasil e no mundo e afeta importantes parcelas da população, especialmente os homossexuais e os transsexuais, foi tema de um importante encontro ocorrido em São Paulo, no início de novembro. Foi o I Encontro Brasileiro de Saúde Trans, que aconteceu entre os dias 1 e 4 de novembro, na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Lá estavam especialistas brasileiros e estrangeiros sobre transsexualidade, travestilidade e medicina trans.

Além do sofrimento e desconforto a que a população trans é submetida pela negação de sua condição humana, tratada como anormalidade e doença, eles debateram e denunciaram o conservadorismo que ameaça, inclusive, a volta da classificação do homossexualismo como doença mental pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 1990 a OMS havia abandonado essa classificação preconceituosa, mas agora há a ameaça concreta de voltar atrás.

A denuncia foi feita pelo britânico Sam Winter, palestrante no Encontro; ele é membro da equipe que revisa a CID (Classificação Internacional de Doenças) da OMS na área de saúde mental.

O encontro acontece, disse na abertura a Reitora da Unifesp, Soraya Smaili, num momento de “tantas incertezas que, há pouco tempo, não imaginávamos enfrentar”, e uma disputa na sociedade que envolve “tamanho grau de intransigência”, que torna urgente o diálogo “para que possamos enterrar a intolerância.”

Foi intenso o debate e a denúncia da patologização do homossexualismo e do transsexualismo. Isto é, de sua consideração como doença. Não tem cabimento tratar esta condição humana como doença, proclamaram unanimemente os palestrantes do Encontro. É uma condição humana normal, e assim deve ser encarada, disseram. Eles questionaram com ênfase o bissexualismo dominante mesmo na medicina, que vê dois sexos, considerados como normais e naturais com base na biologia e na anatomia, no formato e aparência dos corpos.

A identidade sexual vai além, defendem, e envolve considerações de ordem psicológica que devem ser vistas como naturais e determinam a identidade de gênero. O britânico Sam Winter comparou a identidade de gênero com a identidade étnica, e disse que ninguém trata esta como doença.

Foi forte também a denúncia da violência de que visa esta população. Violência que se manifesta desde os constrangimentos a que é submetida no atendimento médico (em que clínica é posto, em casos de internação: entre homens ou entre mulheres?), até a violência explícita, que fere e mata.

Dados divulgados por Alicia Kruger, do Departamento de Prevenção, Vigilância e Controle das IST (Ministério da Saúde) mostram que, em 12 capitais brasileiras, a população trans é a mais afetada pela AIDS. Ela alertou: As pessoas trans precisam encarar o estigma que o HIV traz. O foco é adotar a prevenção combinada, mas a população trans não tem, ainda, acesso a todas essas informações”

Os transsexuais são ainda vítimas de violência explícita, que torna o Brasil campeão mundial em assassínio destas pessoas. É o país onde mais se matam trans no mundo. A expectativa de vida desta população, segundo o IBGE, é de 35 anos.

Ao final do encontro, foi eleita a diretoria da BRPATH, oficialmente inaugurada como Associação Brasileira da Saúde Trans, ligada ao World Professional Association for Transgender Health (WPATH). A diretoria geral coube aAlice Kruger, e Jaqueline Gomes de Jesus.

Guilherme Almeida, Sam Winter, Eduardo Luiz Barbosa, Tatiana Lionço e Daniela Murta

Texto original em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -