Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 27, 2024

Valorização do Castro do Zambujal custa 350 mil euros

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Já começaram as obras de valorização do Castro do Zambujal, segundo anunciou a Câmara Municipal de Torres Vedras. Os trabalhos visam promover a conservação e restauro do património e possibilitar a sua fruição pública enquanto destino turístico-cultural.

Empreitadas de paisagismo, de conservação e restauro e museografia digital são as três componentes de investimento contempladas no projecto, todas com uma duração estimada de seis meses.

Uma vedação vegetal irá circundar a zona alta, o povoado com as quatro linhas defensivas identificadas, de modo a garantir que o sítio se mantém o mais natural possível. Será ainda recuperada parte da segunda linha de muralha. De modo a melhorar o caminho de acesso, o projecto contempla a criação de um espaço para o parqueamento de automóveis e autocarros.

O percurso interno do Castro do Zambujal irá contar com seis “estações”, que pretendem dar a conhecer pontos de interesse, a história e a sua envolvente. Serão produzidos painéis e folhetos informativos, assim como uma aplicação para telemóvel, que pretendem melhorar a experiência dos visitantes.

Actualmente sem infra-estruturas que visem apoiar o turismo, o Castro do Zambujal conta com uma média de 3.600 visitantes por ano, número que se pretende aumentar para 10 mil em 2023.

O Projecto de Valorização do Castro do Zambujal apresentado pelo Município de Torres Vedras conseguiu obter financiamento comunitário no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020. A operação, que apresenta um custo total de 350 mil euros, será financiada a 85 por cento pela União Europeia, com o restante a ser garantido através de apoio público nacional.

O Castro do Zambujal, um dos mais importantes monumentos do calcolítico peninsular, é Monumento Nacional desde 1946.

Foto: Câmara Municipal de Torres Vedras

Receba a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -