Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 20, 2024

Hungria aprova prisão automática de migrantes em busca de asilo

O parlamento da Hungria aprovou esta terça-feira a detenção sistemática de qualquer solicitante de asilo no país, com o objectivo alegado de querer defender a Europa contra ataques terroristas.

Migrantes, principalmente da Síria, andam em grupos em direção à Hungria em Kanjiza, no norte da Sérvia, perto da fronteira entre os dois países “Se o mundo vir que nós podemos defender nossas fronteiras, então ninguém tentará entrar na Hungria ilegalmente”, disse o primeiro-ministro Viktor Orbán, se referindo à imigração como o Cavalo de Troia do terrorismo.

De acordo com a AFP, a medida vale tanto para os migrantes que estão chegando na Hungria quanto para aqueles que já estão no território nacional, confinados em campos no sul do país.

Qualquer um que tiver passado por um país terceiro considerado seguro, incluindo o principal ponto de entrada, a Sérvia, será recusado. Apelos contra rejeições serão processados em apenas três dias, e os imigrantes que não tiverem sucesso em seus pedidos poderão ter que cobrir os custos da detenção.

A detenção de estrangeiros em busca de asilo foi comum na Hungria até 2013, quando Budapeste decidiu respeitar as pressões de Bruxelas e da Corte Europeia de Direitos Humanos e suspendeu a prática.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a medida aprovada hoje pelos parlamentares húngaros terá terríveis impactos físicos e psicológicos sobre pessoas que já sofreram profundamente.

Redacção PV | O autor escreve em português do Brasil
Exclusivo Portal Vermelho/Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -