Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Outubro 24, 2021

SeixalJazz 2016 está prestes a começar

Festival Internacional SeixalJazz 2016

Nos próximos dias 21 e 22 de Outubro têm lugar os dois primeiros concertos da edição deste ano do SeixalJazz; ao todo, são 6 os que compõem a edição deste ano do festival.

Todos os concertos decorrerão no Auditório Municipal do Seixal, às 22h00. No final de cada um terão lugar sessões de autógrafos. Estará também disponível, no foyer do auditório, uma área reservada à venda de discos dos artistas.

Edição SeixalJazz 2016

Do programa deste ano, constam nomes nacionais e internacionais do Jazz. A noite de abertura fica marcada com a estreia em Portugal continental  do quinteto de Dino Saluzzi. Um músico que tem a particularidade de tocar bandoneón, um instrumento musical semelhante a uma concertina, utilizado em orquestras de tango.

Cabe ao saxofonista norte-americano Colin Stetson fechar esta edição do SeixalJazz, a 29 de Outubro, numa atuação a solo. O músico já colaborou com conceituados artistas como Tom Waits, Arcade Fire ou Laurie Anderson.

O SeixalJazz regressa de 21 a 29 de Outubro com um programa de 6 noites únicas de inovação e fusão.

Programação deste ano

Dino Saluzzi

Bandoneón
21 Outubro, Sexta-feira

21 Outubro, Sexta-feira | Dino Saluzzi

Na arte de Salluzi, o instrumento tem a força de um fio condutor, através do qual se desenha uma música de carácter orquestral, onde pontuam a mais moderna improvisação e a ambiência sonora que também define as grandes composições do mestre argentino Astor Piazzola.O mais recente trabalho do autor com esta chancela datada de 2014, intitula-se “El Valle de la Infancia” e foi gravado com a mesma formação que estará presente no Seixal, da qual também fazem parte o irmão e o filho do próprio compositor. Uma viagem ao tempo e à terra da infância, acentuada pelas ligações do sangue, da memória e da identidade.

Mette Henriette

Saxofonista
22 Outubro, Sábado

22 Outubro, Sábado | Mette Henriette

A atuação de Mette Henriette no SeixalJazz dá a conhecer ao público português uma das mais promissoras revelações do jazz internacional no ano de 2015.O duplo álbum foi gravado com uma formação de trio, formato com que a saxofonista nórdica se apresenta no Fórum Cultural do Seixal. Se no álbum Henriette utilizou ainda um ensemble de 13 elementos, no SeixalJazz o desafio de levar esta música ao palco em formato de trio constitui um fator de curiosidade extra para esta actuação.

Gonçalo Marques

Trompetista
26 Outubro, Quarta-feira

26 Outubro, Quarta-feira | Gonçalo Marques

O novo álbum de Gonçalo Marques é uma boa surpresa neste ano de 2016, ainda que mais não faça do que confirmar a qualidade daquele que é uma referência da cena jazz nacional.

Professor no Hot Clube de Portugal, Marques alia a vertente rara de pedagogo, função que executa há quatro anos na iniciativa O SeixalJazz Vai à Escola, mas também no program de férias “Férias com Jazz”  no Centro Cultural de Belém, entre outras iniciativas, à de criador, não desistindo de interpretar e compor a sua própria música.

Hugo Carvalhais

Contrabaixista
27 Outubro, Quinta-feira

27 Outubro, Quinta-feira | Hugo Carvalhais

O terceiro trabalho de Hugo Carvalhais foi o único registo português nomeado pela revista Down Beat entre os melhores álbuns de 2015.

Neste disco, Carvalhais explora novos caminhos e conta com Gabriel Pinto e Dominique Pifarély, entre outros, dois dos músicos com que se apresenta no Seixal. O novo itinerário, simultaneamente futurista pela exploração electrónica, mas também clássico pela utilização de uma sonoridade frequentemente acústica, explora moderadamente o som de cada instrumento, assim como o seu conjunto, para definir ambiências paisagísticas musicalmente inexploradas.

Ricardo Toscano

Saxofonista
28 Outubro, Sexta-feira

28 Outubro, Sexta-feira | Ricardo Toscano

Considerado o melhor músico nacional em 2015, com apenas 22 anos, nesse ano esgotou duas datas na Culturgest e já em 2016 lotou o Centro Cultural de Belém. A celebração de um percurso que não se fez meramente de aprendizagem escolar, mas sobretudo de paixão pelo jazz, quando ainda pequeno o pai o familiarizou com discos de Cannonball Adderley em dueto com Bill Evans, Miles Davis ou John Coltrane.

No Seixal, surge acompanhado por músicos igualmente jovens, João Pedro Coelho, Romeu Tristão e João Pereira. Apaixonados pelo mesmo registo musical, equilibrado entre o reportório melodioso e a livre improvisação, o quarteto tem estabelecido a sua linguagem jazz e planeia gravar o seu primeiro registo discográfico.

Colin Stetson

Saxofonista
29 Outubro, Sábado

29 Outubro, Sábado | Colin Stetson

Explora os domínios da livre improvisação e da música indie, com uma diversidade de caminhos que passam pelo dark metal, pós-rock e electroacústica.

No SeixalJazz, Colin Stetson sobe ao palco sozinho. Discreto músico de estúdio, o saxofonista enche o palco a solo e é sempre a mesma e única pessoa.

Em ambos os casos, o talento é esconder o intérprete e sobressair a interpretação. O segredo do seu estilo peculiar é a utilização de técnicas extensivas e explorações polifónicas de saxofones alto e baixo, apostando na criação de atmosferas únicas, assentes tanto na composição como na improvisação intuitiva. Para obter o efeito orquestral, conseguido por um só músico e o instrumento em que toca, o intérprete utiliza diferentes microfones em palco, conseguindo registar os diferentes sons da sua arte, que se perderiam com uma única fonte de amplificação.

Informações adicionais

Os bilhetes para o SeixalJazz 2016 encontram-se à venda no Fórum Cultural do Seixal e na agência ABEP dos Restauradores, em Lisboa.

O Festival Internacional SeixalJazz 2016 é promovido pela Câmara Municipal do Seixal.

Mais informação sobre a programação

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -