Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

A barbárie à espreita

Para os uruguaios, Uma noite de 12 anos, de Álvaro Brechner, é um acerto de contas com um período sombrio que ficou para trás, aparentemente enterrado para sempre. Para os brasileiros, neste momento de incerteza, em que o passado ditatorial ameaça voltar, soa como um filme de terror.

Trata-se da reconstituição da vida carcerária de três militantes políticos uruguaios durante a ditadura militar que infelicitou o país entre 1973 e 1985. Ao longo desses doze anos, os três amigos sofreram todo tipo de tortura física e psicológica, a mais constante delas o isolamento em celas escuras e insalubres.

É a intensidade dessa experiência humana limite que o filme de Brechner busca captar, tentando indiretamente mostrar como essa longuíssima noite temperou o intelecto e o caráter desses três homens. Depois de libertado, um deles, Mauricio Rosencof (Chino Darín, filho de Ricardo), tornou-se um escritor importante. Eleuterio Huidobro (Alfonso Tort) elegeu-se senador. O terceiro dos três, José “Pepe” Mujica (o espanhol Antonio de la Torre, ator de vários filmes de Almodóvar), tornou-se um dos presidentes mais populares da história do país e um dos grandes estadistas de nossa época.

O primeiro grande acerto do filme, a meu ver, é refutar a tentação de conceder o protagonismo a Mujica, de fazer dele um herói “maior do que a vida”, seguindo uma certa tradição das cinebiografias. Na robusta estrutura narrativa, ele tem até menos destaque que os outros dois, porque estes, durante um bom tempo encarcerados em celas vizinhas, encontraram um meio de se comunicar por batidas na parede, enquanto Mujica se encontrava afastado.

Do tamanho da vida

No mais, o interesse do diretor parece ser justamente o de mostrar o que seus personagens têm de humano, prosaico, “do tamanho da vida”. Seus altos ideais não os impedem de fraquejar, de chorar, de defecar, urinar, debater-se em pesadelos, de buscar um território comum de entendimento com seus algozes.

Do ponto de vista da abordagem estética parece haver um duplo movimento, contraditório apenas na aparência. Por um lado, a ênfase da fotografia, da iluminação, da cenografia e dos enquadramentos naquilo que é mais concreto, físico: dá quase para sentir a textura das paredes de pedra, sentir o cheiro da umidade e da urina. (O bom cinema prescinde das tecnologias 4-D.) Por outro lado, tudo parece chegar a nós filtrado pela subjetividade dos personagens, sobretudo na reconstituição de eventos pré-cárcere (cenas da militância ou da vida familiar).

A sequência da prisão de Mujica, ao trocar tiros com policiais, é exemplar nesse sentido. Ele está reunido com camaradas num bar e restaurante popular. Aos poucos, passamos a ver as coisas do seu ponto de vista, que distorce gradativamente o entorno, misturando percepção real e paranoia. Ao final de uma sequência cada vez mais vertiginosa de planos curtos, não sabemos exatamente o que aconteceu. Trata-se menos de uma reconstituição dos fatos do que do ordenamento deles na imaginação (ou na memória) do personagem.

Se há um ponto fraco neste filme eletrizante, é a concessão, nos flashbacks, a certos clichês românticos na relação dos presos com suas mulheres e filhos. O personagem de Mujica “escapa” dessa armadilha: sua única relação familiar, no filme, é com a mãe (Mirella Pascual), uma mulher inquebrantável que insiste em ver o filho mesmo sendo jogada de um lado para outro e desencorajada pelos militares. Quando afinal eles se encontram, e ele está magérrimo e abatido, ela produz um dos momentos mais fortes do filme, encarando-o nos olhos e dizendo: Resista, caralho. Não deixe esses filhos da puta te quebrarem”.

Outro possível senão tem a ver com uma composição um tanto chapada, unidimensional, da maioria dos militares, em especial do oficial vivido por César Troncoso (uruguaio que tem atuado mais no Brasil do que em seu próprio país). O filme cresce quando se concentra nos detalhes do dia a dia entre muros, nos efeitos do cárcere sobre o corpo e a mente dos protagonistas. Aí sentimos, quase na carne, o que significa uma ditadura.

Uma noite de 12 anos, de Álvaro Brechner

 

Por José Geraldo Couto, Crítico de cinema, publica no Blog do IMS   |  Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -