Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Fevereiro 25, 2024

A Gioconda, Leonardo da Vinci

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“A Gioconda”, de Leonardo da Vinci. Leonardo da Vinci é considerado por muitos como o maior génio da história.

Procurei resistir à fácil ideia da publicação desta pintura mundialmente conhecida, ao arrepio, todavia, da sua igual compreensão e fruição pelas gentes mais fascinadas com o mito do que com a obra de arte. Pobre dela que padece em embalagens de sabonetes ou em celofanes de spaghetti.

Mas acontece que esta aura quase futebolística não lhe retira, a meu ver, a importância do trabalho notável do mestre. Figuração tida como uma afirmação incontestável do ideal do Renascimento, há no retrato uma composição intelectual de um novo tempo que se procurava nos tempos passados, como afirmou, genialmente, Sophia de Mello Breyner em que «a Grécia é o ponto de partida a que é preciso chegar».

É justo fazer-se uma comparação do seu famoso sorriso àquele outro, também do autor, de “Santa Ana com a Virgem e o Menino”, embora este menos pronunciado, mais divinizado, digamos assim.

Paisagem do contexto imagético leonardesco de uma atmosfera poética é a figura que se protagoniza pela valorização das mãos, pelo enigmático sorriso que tanto pode ser púdico como vicioso, pelas sombras esbatidas (o “sfumato”) que lhe ocupam a face mais visível e o pescoço, num alarde florentino de superioridade insofismável do desenho acrescido de uma pincelada fluída.

Informação adicional

Artista: Leonardo da Vinci
Dimensões: 77 cm x 53 cm
Local: Museu do Louvre (desde 1797)
Material: Tinta a óleo
Criação: 1503
Período: Renascimento


Nota de edição

Leonardo da Vinci 
1452-1519

Nasceu em Anchiano, pequena aldeia toscana perto de Vinci. Passou a maior parte do início de sua vida profissional a serviço de Ludovico Sforza, em Milão.

Leonardo da Vinci era, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. No entanto, foi também escultor, arquitecto, matemático, urbanista, físico, astrónomo, engenheiro, químico, naturalista, geólogo, cartógrafo, estrategista e inventor italiano.

Leonardo da Vinci é considerado por muitos como o maior génio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, e pela sua engenhosidade e criatividade.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -