Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

A palavra de Pessoa

Paulo Casaca, em Bruxelas
Paulo Casaca, em Bruxelas
Foi deputado no Parlamento Europeu de 1999 a 2009, na Assembleia da República em 1992-1993 e na Assembleia Regional dos Açores em 1990-1991. Foi professor convidado no ISEG 1995-1996, bem como no ISCAL. É autor de alguns livros em economia e relações internacionais.

Por ocasião do lançamento de ‘Passo e fico, como o Universo’ de Joaquim Pinto da Silva em Bruxelas, o autor convidou-me a partilhar algumas palavras sobre o livro que aqui reproduzo.

A palavra de Pessoa

Caros amigos

Foi há trinta anos que o então diretor da Atlântida, num dos três centros de imprensa do bairro europeu, o do Boulevard Charlemagne, encerrou a Homenagem a Fernando Pessoa citando-o: ‘Agir é a inteligência verdadeira’.

E agir é o que ele mais fez nos trinta anos que se seguiram à sua instalação em Bruxelas, como emigrante, como ele faz questão de frisar, e não cessou ainda de fazer, apesar de ter voltado agora à Foz, ao convívio diário com o Gilreu que se avista do seu terraço, sem por isso se remeter à condição de reformado, porque ele é irreformável, mas antes ao convívio com os percursos e os horizontes policromados de Raul Brandão que lhe são tão caros.

Mas há trinta anos, o autor da obra que aqui nos reúne, trouxe o trabalho da escultora Irene Vilar, dos seus ateliers da Foz no Porto para junto de nós. Aqui, terminou a escultora o seu triângulo pessoano começado uns anos antes em Durban e São Paulo; no conjunto três obras magníficas que prolongam no tempo e no espaço também a memória de um grande vulto da escultura nacional.

E passados dezanove anos, é ainda o nosso autor que encontramos, menos de dois meses após a morte da escultora, no movimento que levou à criação da praça Pessoa, em Ixelles, junto à Place Flagey, onde o busto da autoria de Irene Vilar é agora ladeado da típica calçada portuguesa.

Para isso o nosso autor tornou-se um agregador de contributos e vontades que vão das autoridades portuguesas às autoridades municipais de Ixelles e de Lisboa, da Fundação Engenheiro António de Almeida à Fundação Jacques Brel, das mais diversas personalidades da cultura, da imprensa ou da política e ao próprio mundo empresarial.

É a mesma personalidade que trabalhou com Ilda Figueiredo como trabalha com Nuno Melo, sem por isso deixar de ter ideias políticas firmes e singulares que se podem ver como um rochedo, porque ‘ser penedo é ser por fora o que se é por dentro’, citação que atribui a Teixeira de Pascoaes e com que abre o seu blog.

É ainda a mesma personalidade que conseguiu acumular a qualidade de livreiro, editor e infatigável promotor cultural com a de eurocrata e que se tornou incontornável no panorama cultural lusófono de Bruxelas.

E se eu naturalmente o conhecia nessa qualidade, foi quando me encontrei politicamente sozinho que tive a oportunidade de plenamente entender a grandeza da alma e a verticalidade do carácter de um homem que fez mais do que ninguém para ajudar a transmitir a minha mensagem, não por concordar necessariamente com ela, mas por saber que ela era sentida, sincera e consistente.

E como a sua generosidade e amizade não têm fim, resolveu o meu querido amigo Joaquim Pinto da Silva incluir-me no rol dos apresentadores da sua mais recente obra que aborda Fernando Pessoa, convite a que eu, apesar de ser certamente dos portugueses de Bruxelas menos qualificado para falar desse gigante da literatura, não poderia deixar de abraçar.

E depois de me abalançar a tanto, resolvi centrar-me no domínio onde sinto ter alguma competência – opinião, confesso, pouco partilhada – que é o do pensamento político, matéria a que o nosso autor dá atenção nas suas reflexões sobre Fernando Pessoa, centradas nas críticas deste à República e ao Salazarismo.

Creio que o livro que temos perante nós reequaciona de forma inteligente a questão. A nossa geração foi moldada pela existência de uma dicotomia histórica entre a República e o Estado Novo. E se essa dicotomia é inegável em matéria de secularismo, onde o jacobinismo de uns se contrapõe à promiscuidade institucional de outros, ela não se prolonga no domínio das liberdades, direitos e garantias.

A República pouco acrescenta de democrático, e menos ainda de liberal, ao constitucionalismo monárquico. Marcada pelo regicídio e pelo terrorismo da Carbonária, ela vai inevitavelmente consagrar meios mais violentos de disputa do poder do que os que eram normalmente utilizados antes da sua implantação.

A primeira guerra vai contribuir para a destruição do edifício político e social português, como aliás o fez um pouco por todo o lado na Europa, mergulhando o país no caos, no golpe e na guerra civil. As ditaduras e não as eleições – como já era de resto o caso no constitucionalismo monárquico – são vistas como a forma normal como se mudam governos, e por essa razão, quer a ditadura de Sidónio Pais quer o golpe de 28 de Maio, são populares, na medida em que são vistos como meio de mudarem o governo, não porque o povo se queira privar indefinidamente da capacidade de influenciar o poder.

Estou por outro lado convencido que Salazar só decidiu institucionalizar a ditadura copiando o modelo fascista, nos finais de 1931, quando do decreto da suspensão da convertibilidade do escudo em ouro, que deita por terra o alvo principal do programa de estabilização económica e financeira que pôs em marcha entre 1928 e 1931.

Como nos diz o autor, há quem veja na apresentação da Mensagem ao concurso Prémio Antero Quental de poesia anunciado pelo Secretariado da Propaganda Nacional (SPN) em 1933 como sinal da contemporização de Pessoa com o fascismo. Como ele nos explica, nada de mais errado!

Como se pode constatar na carta enviada por Pessoa a João Gaspar Simões em 1932, a Mensagem (o título do livro com os 41 poemas era ainda na altura Portugal) era o primeiro de um vasto conjunto literário, dominado pelo ‘Livro do Desassossego’ que ele tinha a intenção de publicar, e as razões para essa primazia prendem-se, como ele esclarece, com ‘as suas condições materiais de momento’ que aconselham a prioridade à publicação de uma obra de maior sucesso editorial em potência.

Como ele também esclarece em entrevista, escreveu o primeiro poema do que viria a ser a Mensagem em 1914, o que nos ajuda a entender que a obra em nada foi inspirada pelo regime.

Não será difícil de adivinhar, no entanto, que os 5000 escudos oferecidos pelo citado concurso do SPN tenham sido a única razão que levou o autor a candidatar-se a ele. Desqualificado pelo júri sem outra razão plausível que o do seu posicionamento político, a Mensagem será repescada para um prémio secundário, e o seu prémio majorado de 1000 para 5000 escudos graças a António Ferro que provavelmente entendeu o valor literário da obra e tentou assim a conquista política de Pessoa.

A resposta de Pessoa não se faz esperar com um artigo contundente de elogio à maçonaria – na altura precisa em que o regime a estava a ilegalizar – e com o seu boicote à cerimónia de entrega do prémio por Salazar em fevereiro de 1935.

Como evidencia o livro agora dado à estampa, Pessoa afirma-se como profundamente antifascista, entendendo mesmo – no que é pioneiro – a equivalência deste regime com o soviético.

Permito-me também fazer uma breve incursão na referência açoriana de Pessoa. O poeta, órfão de pai aos cinco anos, teve com a mãe, nascida em Angra do Heroísmo, e a sua família, uma relação intensa.

Quando de passagem por Angra, em casa da sua tia Anica no número 26 da Rua da Palha, o jovem de treze anos tornou o seu primo Artur, mais novo ainda que ele, redator de ‘A Palavra’ jornal de que ele mesmo se tornou editor, com o heterónimo de Dr. Pancrácio.

É nessa condição e nesse tempo que ele faz uma primeira sátira ao dinheiro, tema recorrente na sua obra que, graças a ‘Passo e fico, como o Universo’ de Joaquim Pinto da Silva, fico agora com vontade de explorar.

Insistiu o nosso autor que dissesse algumas palavras sobre mim. Em Bruxelas, depois da condição de diplomata e de parlamentar europeu, vivo desde 2010 na minha plena condição de emigrante. Dirijo uma pequena associação humanitária e um grupo de reflexão, tendo escrito e publicado, graças ao nosso autor, sobre moeda, matéria que tenciono prosseguir e aprofundar.

Um muito obrigado e as maiores felicitações ao Joaquim!


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -