Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Agosto 19, 2022

A Tunísia à Beira-Tejo, mostra de pintura contemporânea

Pintura tunisina no Museu do Oriente
Pintura tunisina no Museu do Oriente

Uma exposição de pintura de artistas tunisinos foi inaugurada no passado dia 8 de Outubro e permanecerá aberta até ao próximo dia 18, no Museu do Oriente.

A mostra, organizada pela embaixada da Tunísia, revela o trabalho de seis artistas contemporâneos tunisinos de três gerações distintas, todos reconhecidos no seu país bem como a nível internacional. As suas áreas de formação vão desde a cenografia e design à gravura, tendo a pintura como expressão comum e são representativas da diversidade e vitalidade do panorama actual das artes plásticas na Tunísia. As obras expostas variam em técnica e tema, incluindo representações figurativas de cenas do quotidiano, criações mais gráficas ou mais abstractas. A exposição integra ainda um conjunto de livros de arte, oferecendo referências contextualizadoras das obras.  Estão presentes trabalhos de Khaled Miled, Ali Batrouni, Mohamed Fadhel Ghedira, Néji Thabti, Walid Zouari e Ali Fakhet.

Tunísia à beira-Tejo marca o início das primeiras jornadas culturais tunisinas organizadas pela Embaixada da Tunísia em Lisboa e que compreenderão outros eventos durante o mês de Novembro. Esta iniciativa inscreve-se no âmbito da promoção da cultura da Tunísia, país que viu triunfar o seu processo democrático e as primeiras eleições livres e transparentes realizadas no outono de 2014.

O objectivo é dar a conhecer a riqueza e a abertura da cultura tunisina, profundamente enraizadas em mais de três mil anos de história. Esta exposição assume-se como um manifesto de diálogo e paz e prosperidade de uma Tunísia moderna, aberta e tolerante. Tem a colaboração do Ministério da Cultura e da Salvaguarda do Património Tunisino.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -