Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Outubro 5, 2022

Abstenção. Pensamento. Organização Social

A abstenção não é, de todo, motivada pelo desleixo, comodismo ou protesto.

A abstenção é o resultado do mau trabalho feito pelos agentes políticos ao longo dos anos no sentido do esclarecimento e… do exemplo no exercício do cargo. Um cargo com demasiado peso ético e de responsabilidade superior uma vez que rege as regras que ditam a vida das pessoas assim como a evolução da sua organização social de modo a que a sua qualidade de vida seja melhorada continuamente e o equilíbrio ambiental não seja colocado em causa.

O cidadão comum não é formatado para lidar de perto com os mecanismos do poder. Nem sequer para a cidadania. E muito menos para as questões ambientais.

O cidadão comum é o resultado das políticas gerais transitadas ao longo de gerações e por isso atua em conformidade.

A educação e o conhecimento legado e o aplicado desde a era das cavernas ao presente tem sido sempre no domínio da sobrevivência da espécie.

Assim sendo o cidadão comum é formatado para interagir numa sociedade competitiva e individualista.

Esta circunstância baliza o comportamento das sociedades em torno daquilo que o indivíduo tem para si como sendo as suas prioridades ou preferências.

É de acordo com este formato que a abstenção deve ter leitura consentânea e apurar a montante as causas e a jusante as consequências.

Os atuais agentes políticos que emergem de uma sociedade onde predomina o figurino descrito não conseguem transmutar-se e por isso refletem o comportamento comum dessa mesma sociedade.

No entanto as conjunturas sempre foram dinâmicas e tiveram por de trás dessas dinâmicas pessoas inconformadas que apuraram o seu pensamento em exercícios utópicos em que parte dessa utopia se transformou em um desafio estrutural de mudança da organização social de forma a que assente em bases de propulsão com trajeto claro onde a liberdade a equidade e o tratamento se ajuste.

Um ajuste que não aparece nunca por arte ou magia mas que faz doutrina nas organizações com vocação de poder progressistas e provoca reação organizada conservadora e retrógrada.

Como é óbvio há diversas fases e estádios de organização social em resultado do conhecimento existente e que por isso se movem de acordo.


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -