Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Outubro 27, 2021

Alemanha à conquista da hegemonia militar da Europa

José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

Media russos destacam hoje a luz verde de Merkel ao projecto germano-francês de criação do “Exército Europeu”… Depois de alcançar a hegemonia económica da Europa (enganando Mitterrand na criação do euro), a Alemanha quer agora a hegemonia militar (enganando de novo a França). A história desta “Europa” parece-se cada dia mais com uma velha tragédia grega…

Exército da União Europeia? Merkel apoia ideia de Macron e iniciativa ganha força

RT | 03.06.2018

(Foto: © AP Photo / Geert Vanden Wijngaert)

A decisão de Merkel de acenar positivamente ao projeto é de crucial importância, visto que a oposição alemã foi durante muito tempo o principal obstáculo à implementação do projeto.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, expressou neste domingo (3 Maio, 2018) seu apoio ao plano do presidente francês de criar uma força militar europeia, com autoridade para intervir em locais de relevãncia em todo o mundo.

“Sou a favor da proposta do presidente Macron para uma iniciativa de intervenção”, disse Merkel ao jornal Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung. “No entanto, tal força de intervenção com uma cultura militar-estratégica comum deve se encaixar na estrutura da cooperação de defesa”, acrescentou.

A decisão de Merkel é um avanço nas negociações, que já têm longa duração e em outros momentos foram prejudicadas pela abordagem cautelosa da Alemanha com a ideia.

A força é um elemento crucial da reforma de Emmanuel Macron na área da defea, que visa promover uma integração mais estreita das capacidades de defesa europeias.

Exército da União Europeia? Merkel apoia ideia de Macron e iniciativa ganha força

 

Exclusivo Tornado / IntelNomics

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -