Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Anuidade de cartão multibanco é “fraude à lei”, acusa APDC

multibanco

Com a chegada de 2016, os clientes de alguns bancos ficaram a saber que vão pagar mais por utilizar o cartão multibanco. Os novos tarifários, já em vigor, indicam que as anuidades dos cartões de débito passam a custar 18 euros na Caixa Geral de Depósito, 17 euros no Novo Banco e 20,80 euros no extinto Banif. Trata-se de um aumento de cerca de 20 por cento, muito acima de inflação.

Para a Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC), o aumento das anuidades constitui “procedimento em fraude à lei”. “Se bem nos parece, as instituições de crédito pretendem, dessa forma, obter compensações” para eventuais encargos decorrentes das proibições plasmadas no Decreto-Lei nº 3/2010, de 5 de Janeiro, explica ao TORNADO, Mário Frota.

Aprovado na legislatura de Sócrates, o citado decreto, consagra a proibição de cobrança de encargos pela prestação de serviços de pagamento e pela realização de operações em caixas multibanco. Ou seja, ficam livres de qualquer taxa ou comissão, todas as operações de levantamentos, depósitos ou pagamento de serviços em caixas automáticas e também aquelas de que usufruem os beneficiários dos mesmos serviços de pagamento.

“Como não podem cobrar directamente, estão a fazê-lo de forma ínvia. É por isso que dizemos que essa cobrança o é em fraude à lei”, denuncia o presidente da APDC.

 

O silêncio do Banco de Portugal

Também a DECO se apressou a contestar os aumentos das anuidades e pediu medidas de regulação urgentes, depois de a CGD e o Novo Banco terem aumentado as anuidades dos cartões de débito em 3 euros. A Associação de Defesa do Consumidor analisou a evolução do custo dos cartões de débito e concluiu que em quatro anos aumentou 55 por cento.

A DECO critica ainda “o silêncio do Banco de Portugal” e “sua passividade” perante o pedido para a introdução de limites a estes aumentos. “Este agravamento continuado das anuidades dos cartões de débito é injustificado, porque os custos operacionais da banca diminuíram significativamente nos últimos anos com a menor utilização dos balcões”, acrescenta.

Para já, não há informações de aumentos nas restantes instituições bancárias. A CGD e o Novo Banco justificam este agravamento excepcional com a descida de preços das taxas cobradas aos comerciantes por decisão da Comissão Europeia.

 

O que diz o DL 3/2010, de 5 de Janeiro

O Decreto-Lei nº 3 de 2010 consagra a proibição da cobrança de encargos pelas Instituições de Crédito nas operações realizadas em caixas automáticas; e ainda, a proibição da cobrança de encargos pelos beneficiários de serviços de pagamento nas operações de pagamento através dos terminais de pagamento automáticos.

Assim sendo, está vedado às Instituições de Crédito a cobrança de quaisquer encargos pela realização de operações bancárias em caixas automáticas, nomeadamente, operações de levantamento, depósitos ou pagamento de serviços.

De igual modo, também a cobrança de quaisquer encargos pelo beneficiário do serviço de pagamento. Como por exemplo, nos débitos directos da EDP, não pode ser cobrado qualquer custo ao consumidor pela utilização deste serviço.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -