Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Julho 22, 2024

ASEEP de Timor-Leste formaliza adesão à CAEP/CPLP

J.T. Matebian, em Timor-Leste
J.T. Matebian, em Timor-Leste
Correspondente em Timor-Leste.

A iniciativa partiu da AEEP de Portugal e da ANEP de Angola. A finalidade é formalizar a plataforma de entendimento entre estabelecimentos de ensino particular e cooperativo dos países de língua oficial portuguesa.

A recém criada Associação do Ensino Educativo Privado em Timor-Leste (ASEEP-TL) reuniu-se no passado dia 5 de Abril, por acção conjunta do conhecido académico Manuel Azancot de Menezes e de Agostinho dos Santos Gonçalves, Presidente Executivo da Fundação Cristal de Timor-Leste.

O processo começou a ganhar forma quando o Presidente da Associação Nacional do Ensino Particular (ANEP) de Angola, António Escórcio Pacavira, realizou uma visita de trabalho a Portugal para um encontro com a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) de Portugal, presidida por Luís Baptista Esteves, para discutir os objectivos da Confederação.

Confederação de Associações de Ensino Privado de Língua Portuguesa

Na sequência de vários contactos estabelecidos entre António Pacavira e Azancot de Menezes, Agostinho dos Santos Gonçalves, figura incontornável do ensino privado em Timor-Leste, foi imediatamente envolvido em todo o processo que culminou com a fundação da Associação do Ensino Educativo Privado em Timor-Leste (ASEEP-TL), que integra como fundadores a Fundação Cristal, a Fundação Nobel da Paz, a Fundação FMA e a Fundação An-Nur.

Da reunião havida entre os parceiros de Portugal e de Angola estabeleceram-se para  objectivos da Confederação de Associações de Ensino Privado da CPLP, os seguintes:

  • Criar uma plataforma de encontro entre instituidores e dirigentes de estabelecimentos de ensino privado;
  • Promover a liberdade de ensinar e educar;
  • Cooperar para a inovação e desenvolvimento da educação;
  • Criar conhecimento sobre o sector do ensino privado nos diferentes países;
  • Promover uma rede de apoio internacional para o trabalho de cada associação;
  • Partilhar pensamento estratégico e práticas pedagógicas;
  • Promover parcerias para apoiar a integração de alunos dos diferentes Países de Língua Portuguesa.
Agostinho Gonçalves (à esquerda) e Azancot de Menezes

A Confederação de Associações de Ensino Privado da CPLP é constituída por associações nacionais, estaduais ou regionais de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) representativas do ensino pré-escolar, básico, secundário e técnico-profissional.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -